Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o Encerramento da Agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida

Para: Assembleia da República

O intuito desta petição é evitar o encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Almeida, intenção manifestada e já dada como concreta pela Administração da instituição.
Será não só para Almeida, mas para todo o Concelho, mais um rude golpe com o encerramento de mais um serviço público, pois é efectivamente disso que se trata.
Almeida, enquanto praça financeira, possui apenas duas instituições e respectivos terminais multibanco. Com o encerramento da agência da CGD ficará apenas com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Região do Fundão e Sabugal como instituição financeira.
É manifestamente pouco e, acima de tudo, manifestamente redutor daquilo que a realidade de Almeida é. Uma vila histórica, com a sua aspiração a património da UNESCO vertida numa candidatura já a decorrer, com índices de visitas turísticas a crescer ano após ano, com serviços públicos globais em pleno funcionamento e os quais dependem da Caixa Geral de Depósitos para que os contribuintes façam os respectivos pagamentos de guias, honorários, taxas e afins.
A vila de Almeida é sede de Concelho, e como tal, encerra em si uma afluência diária de munícipes que aqui se deslocam das suas povoações para dar cumprimento a obrigações fiscais, a tratamento de questões burocráticas ligadas a serviços públicos e, obrigatoriamente, a uma relação comercial que mantêm fielmente com a CGD porque assim são as regras e imposições legais.
Por tudo, mas pela mais elementar justiça, não pode a Caixa Geral de Depósitos pura e simplesmente virar costas e abandonar uma sede de Concelho, uma praça que seguramente tem capacidade para cumprir rácios e garantir níveis de solvabilidade de duas instituições bancárias.
Por tudo isto, e pelas diligências já efectuadas por parte dos autarcas locais, dos deputados à Assembleia da República eleitos pelo círculo da Guarda, pela falta de resposta dos responsáveis às notificações enviadas pelo Município, se lança esta petição pública.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
262 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.