Contra o ruído nas celebrações do Carnaval de Caldas da Rainha, em defesa da Saúde Pública

Para: Câmara Municipal de Caldas da Rainha

Cidadãos preocupados vêm alertar para o que tem sucedido nos últimos anos com o ruído excessivo, verdadeiro atentado à saúde pública, nas celebrações do Carnaval em Caldas da Rainha, na Avenida 1º de Maio.
Com efeito, tratando-se dum espaço urbano confinado e ladeado de prédios de grande altura, a dispersão das ondas sonoras não pode ser feita nas melhores condições e as empresas que têm assumido a animação sonora dos festejos têm sistematicamente optado por um nível de decibéis em muito superior aos máximos aceitáveis para qualquer ambiente urbano.
Para quem vive, trabalha ou apenas passa nas proximidades da Av. 1º de Maio, mesmo para os participantes e espectadores das festividades, o nível de ruído é de tal modo excessivo que provoca severos traumatismos auditivos. Trata-se de uma zona habitacional e torna-se impossível para qualquer cidadão conviver com a situação, mais grave ainda no caso de crianças, idosos ou doentes que habitam junto ao local.
O ruído que a suposta "animação sonora" do Carnaval de Caldas da Rainha provoca não tem sido "animação", antes atentado à saúde auditiva dos residentes, participantes e de todos os que gostam de vir assistir ao espectáculo.
Apela-se para que este ano a situação seja prevenida, já que remediar de nada servirá. A Câmara Municipal tem o poder de impor um limite razoável e sobretudo legal à animação sonora do Carnaval das Caldas da Rainha.

Carnaval é festa, mas não pode nem deve ser a exposição a níveis de ruído perigosos para a saúde, pondo em risco todos os que residem, trabalham ou circulam na artéria escolhida para as festividades promovidas pelo Município.

Esta petição foi criada em 16 fevereiro 2017