Contra a rescisão de contrato do Professor Ávila Costa

Para: Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

O Professor Ávila Costa é, há 28 anos, o encenador do Grupo de Teatro de Letras, sendo, ao longo destes anos, inúmeras as gerações de artistas que criou e cria! São inúmeras as histórias que passou e passa e que ficaram e ficam cravadas na carne de actores e artistas em Portugal!

Todos os que o conhecem, sabem da sua dedicação ao Teatro, ao trabalho e, principalmente, a todos o seus alunos a quem ele ensina o valor da Humanidade, e que, por mais anos que passem, nunca esquecem as suas palavras, a sua amizade e a sua genialidade.

Querem agora, a nova direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que tomou posse há um mês, rescindir contrato com o Professor Ávila Costa, deixando o Grupo de Teatro de Letras orfão a meio de um projecto que já está a ser desenvolvido desde Outubro. É impossível separar Ávila Costa do Grupo de Teatro de Letras, e dessa rescisão resultaria a dissolução do GTL. Lembramos que o GTL é o terceiro grupo de teatro académico mais antigo de Portugal e também um dos mais prestigiados, já tendo sido distinguido com vários prémios, participando em variados festivais nacionais e internacionais levando o nome da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa a inúmeros locais.

Passa-se a apresentar o manifesto:

À Associação de Estudantes de Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Caros senhores, os signatários deste abaixo assinado vêm por este meio solicitar a reversão da rescisão de contrato do Professor José Manuel de Ávila Costa.
As razões enunciadas para tal rescisão foram:

1. Irregularidades contratuais;

2. Desinteresse e escassa comunicação por parte do Professor Ávila Costa para com a Associação de Estudantes.

Os signatários, a essas acusações, contrapõe:

1. Não há apresentação factual dessas irregularidades. Depois de uma reunião no dia 09 de Fevereiro, com alguns membros do grupo, Maria Teresa Monsanto, Ricardo Gouveia Blayer, Emanuel José da Cruz, Mariana Ballardin Ferreira e Joana Resende da Silva, não foram, nessa reunião, apresentadas razões claras para a rescisão de contrato, sendo mencionadas apenas falhas de apresentações de relatórios trimestrais e workshops. Essas questões tinham já sido negociadas pelas anteriores direcções da Associação de Estudantes e pelo Professor Ávila Costa. Reclamaram também faltas presenciais do Professor, também essas negociadas e devidamente repostas.

2. O Professor Ávila Costa foi, ao longo deste primeiro mês de mandato, convocado para duas reuniões com a actual direcção (a primeira para efeitos de apresentação e a segunda para rescisão de contrato), às quais compareceu. Para além disso, ao longo destes 28 anos de serviço, nunca foi alegada falta de comunicação ou desinteresse entre Professor e as diversas direcções da Associação de Estudantes.

Acreditando que da vossa parte haverá uma receptividade positiva ao que é aqui proposto, apresentamos os melhores cumprimentos.

Os integrantes do Grupo de Teatro de Letras são:
- Ana Fátima Viveiros Sousa Barros
- Ana Mourinho Belbut Ferreira de Sousa
- Carlota Caldeira da Silva
- Diana Flor Bernardes Silva de Matos
- Diana Miguel Mendes Taborda
- Eloïme Luemba Ntedica
- Emanuel José Rodrigues da Cruz
- Fabien Silvano Cerqueira
- Inês Isabel Morais Mendes
- Joana Godinho dos Santos Guerreiro
- Joana Rosário Resende da Silva
- Mariana Palma Rei
- Mariya Olena Toma
- Pedro Miguel Duarte Freitas
- Ricardo Agostinho Gouveia Blayer Alves
- Rita Alexandra Conceição Constantino
- Rui Filipe Silva Aguiar
- Tiago Trindade da Silva dos Santos Vidal
Com o apoio de formação de:
- Mariana Ballardin Ferreira
Produção:
- Maria Teresa de Neves Monsanto
  1. Actualização #1 A União faz a Força!

Criado em 2 de março de 2017

A todos aqueles que nos apoiaram das mais diferentes maneiras - assinando a petição, partilhando todos estes capítulos, dando os seus testemunhos, em suma, lutando ao nosso lado - um muito muito obrigado!! Conseguimos! A Associação de Estudantes recuou na sua decisão e está em negociações com o Ávila para uma actualização do contrato. Não seria possível sem o vosso carinho e amor! Obrigada família GTL! Ontem, hoje e sempre. GTL.

Esta petição foi criada em 10 fevereiro 2017
1 257 Pessoas