Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

SALVAR LIVRARIA RODRIGUES

Para: Presidente da República, Ministro da Cultura, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Centro Nacional da Cultura, Amigos de Lisboa, Associação Portuguesa de Editores e Livreiros

#soslivrariarodrigues, na Rua do Ouro, 188, Lisboa

A LIVRARIA RODRIGUES, A PRIMEIRA SEDE DO MODERNISMO EM PORTUGAL

A 2ª Mais antiga Livraria de Lisboa está em risco.

Fundada em 1863 como livraria, até aos anos 1950/60 foi editora de livros escolares, com gráfica na retaguarda. É a segunda Livraria mais antiga da Cidade de Lisboa. Hoje é uma livraria renovada, com antigos armários pintados a vermelho, pedra à mostra nas montras e azulejo no chão.

Esta livraria da Rua do Ouro chamava-se Brasileira, e era aqui que se situava fisicamente a redação de “Orpheu”. Nesta que foi a “primeira sede” do modernismo em Portugal, Luís de Montalvor dirigiu o primeiro número da revista, com edição do jovem António Ferro. Nesta revista participaram Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e José de Almada Negreiros, entre muitos outros.”

QUEM NÃO RESPEITA A CULTURA DO PASSADO

NO PRESENTE

NÃO CRIA CULTURA PARA O FUTURO


  1. Actualização #2 Encerramento

    Criado em 10 de fevereiro de 2017

    O risco anunciado concretizou-se: por execução de clausulado de contrato de arrendamento

  2. Actualização #1 NOTA

    Criado em 7 de fevereiro de 2017

    O risco anunciado concretizou-se: por execução de clausulado de contrato de arrendamento, a Livraria Rodrigues, que funcionava aglutinando dois espaços, respetivamente com entrada pela Rua do Ouro, a loja propriamente dita e o armazém, com entrada pela Rua dos Sapateiros, ficou reduzida a esta pequena parcela. Não é, neste momento, possível equacionar se a Livraria Rodrigues poderá voltar a ter condições que lhe permitam funcionar.  Não existem, igualmente, indícios de que a memória da primeira sede do modernismo em Portugal, enquanto sede da revista Orpheu, possa ser preservada. Com o vosso apoio procurámos fazer florescer as memórias e patrimónios deste lugar importante para a cidade de Lisboa e para o país. Porque sempre é tempo de fazer o que é correto continuaremos a pugnar, e esperamos contar com o vosso apoio, pela preservação do património da Livraria Rodrigues, ancorados naquela convicção de Fernando Pessoa: "O mundo é para quem nasce para o conquistar. E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão." Tabacaria, Fernando Pessoa.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 02 fevereiro 2017
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
152 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.