DIMINUIÇÃO DA TAXA DE SUICÍDIO NOS IDOSOS

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República

Nas zonas rurais, nomeadamente no Alentejo, pela estatística verificamos a taxa de suicídio sénior ser a mais elevada. Os idosos vivem isolados, prisioneiros no silêncio dos campos, condenados ao afastamento familiar, pois os seus emigraram ou vivem em zonas urbanas. A fraca qualidade de vida da população idosa é agravada pelas carências económicas e afetivas assim como dificuldade no acesso aos serviços de saúde e apoio social mais centralizados.
Esta é a realidade do século XXI, e é tempo de tomar medidas e contrariar a solidão, e a morte precoce nos idosos portugueses. Através deste projeto VIVA SAUDÁVEL PORTUGAL é de considerar reduzir cerca de 40% as idas aos centro de saúde/hospitais, assim como a taxa de suicídio.
A Associação de Intervenção Comunitária de Vendas Novas criou um modelo de resposta em 2008 e afirma ser este o caminho pois os resultados alcançados permitem afirmar o seguinte impacto:
- Aumentar a qualidade de vida e os níveis de bem-estar físico, mental e social de 70% dos destinatários;
- Reduzir o número de deslocações aos serviços centrais de saúde em estados agravados e com pouco retorno, através da prevenção da saúde;
- Reduzir a taxa de suicídio;
- Acompanhar e oferta de assistência aos idosos mais isolados que lhes permita integração, segurança e autonomia para viverem sozinhos;
- Permitir um acesso mais fácil aos serviços de saúde quando necessário;
- Articulação das informações de saúde com os serviços centrais para respostas mais integradas e eficazes;
- Dinamizar o trabalho em rede e o intercâmbio social;
- Melhorar a integração social dos idosos através das vivências de grupo entre as comunidades.

A solução propõem-se nas seguintes atividades: Proporcionar serviços por aproximidade, em trabalho nos meios rurais, nomeadamente de apoio psicossocial e de prevenção da doença a toda a comunidade de concelho, evitando o agravamento dos casos de saúde, combatendo o isolamento e o sentimento de abandono e permitindo a estes idosos viverem durante mais tempo autónomos em suas casas, dando-lhes o acompanhamento necessário que os tranquilize, bem como às suas famílias, evitando assim a institucionalização precose e/ou o ato de suicídio. As várias atividades são desenvolvidas diariamente, no domícilio ou num espaço cedido por uma entidade parceira. Envolve uma variedade grande de voluntários especializados, bem como um conjunto de parceiros para rentabilização de recursos existentes na comunidade.

Atividades: Rastreios de Saúde e Atendimento e Encaminhamento social (Enfermagem, Psicologia, Apoio Psicossocial); Marcação de Consultas Online para o Centro de Saúde - fazemos as marcações quando vamos a casa dos idosos, levamos o computador com internet portátil - poupamos as viagens dos idosos ao Centro de Saúde, assim como, descentralizamos o trabalho do mesmo.
Pedidos de Medicamentos online (através do Portal da Saúde - facililitado pela Ficha de Utente);
Ensino e aconselhamento de hábitos alimentares saudáveis;
Aconselhamento e apoio Psicológico;
Aconselhamento e Medição Familiar;
Serviço de Teleassistência;
Acompanhamento aos cuidados de saúde em casos de urgência: Criar um GUIA DA 3ª IDADE um guia de encaminhamento, onde mencionará todos os apoios que existem ao nível do Concelho, distrito e nacional, com contatos para situações específicas, onde apresentará também informações para férias, termas, festas, informações alimentares, ginásios (fazer parcerias com estabelecimentos Ginásio para que os idosos possam aderir à frequência e será uma mais valia para o envelhecimento ativo e saudável diminuindo as idas ao médico e as frequências em fisioterapia) - a ideia é centralizar toda a informação no GUIA e distribuí-lo pelas pessoas.

A AICVN - Associação de Intervenção Comunitária de Vendas Novas no ano de 2016 realizou 8500 rastreios, foram salvas 2 vidas; apoiamos mensalmente 610 utentes, reduzimos cerca de 40% das idas aos Centro de Saúde, todo este projeto emoldurado pelos voluntários e gratuito para os idosos.

Mas cabe ao GOVERNO A RESPONSABILIDADE SOCIAL de financiar e criar a sustentabilidade deste modelo de projeto que já foi reconhecido pelo MIES - MAPA DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO SOCIAL, e para que este Modelo sirva de exemplo nacional, é necessária a ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA aprová-lo e implementá-lo noutras regiões.

O VIVA SAUDÁVEL é um projeto de solução, que através da a proximidade desenvolve-se estratégias de redução de custos na medicação (depressão...), na fisioterapia, desentope os Centro de Saúde de trabalho de marcação de consultas e pedido de medicamentos. Reduz a taxa de suicídios, e aumenta a qualidade vida dos idosos que vivem em zonas rurais em solidão, isolados de todos os serviços essenciais à vida do ser humano.

APELAMOS AO VOTO DA PETIÇÃO,
VAMOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAQUELES IDOSOS QUE ENFRENTAM A SOLIDÃO. VAMOS CONTRARIAR O ISOLAMENTO SOCIAL. VAMOS ESTAR PROXIMOS DE QUEM MAIS PRECISA.
  1. Actualização #1 Unidos pela responsabilidade social

Criado em quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017

VOTAR PARA A VIDA

DIMINUIÇÃO DA TAXA DE SUICÍDIO NOS IDOSOS , para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República foi criada por: ASSOCIAÇÃO DE INTERVENCAO COMUNITARIA DE VENDAS NOVAS.
Esta petição foi criada em 26 Janeiro 2017