OS SOCIÓLOGOS DEVEM PODER ENSINAR SOCIOLOGIA

Para: Exmº Senhor Ministro da Educação e Direções dos Agrupamentos de Escolas

A Associação Portuguesa de Sociologia reconhece a importância do trabalho inter e transdisciplinar na formação dos estudantes do ensino básico e secundário. Contudo, não pode deixar de manifestar o seu mais vivo repúdio pela exclusão sistemática que, nas escolas secundárias, afasta os graduados em sociologia da docência da disciplina.

Nunca será de mais insistir na acumulação de conhecimento sobre o mundo e a vida em comum que cada ciência social transporta. No caso da sociologia, reiteramos a sua específica perspetiva crítica de compreensão das práticas sociais, bem como dos contextos de constrangimentos e possibilidades que se oferecem aos protagonistas sociais em cada momento e em cada sociedade.

A sociologia é um dos cursos previstos no art.º 55.º do Estatuto da Carreira Docente que relevam para a aplicação da alínea c) do n.º 1 do art.º 14.º do Decreto-Lei n.º20/2006, de 31 de Janeiro. Deste modo, é reconhecida como habilitação própria para a docência no respetivo grupo disciplinar nos termos do Despacho Normativo n.º 32/84, de 27 de Janeiro e alterações. No entanto, as escolas raramente reconhecem ou estimulam a existência deste grupo, levando a que as disciplinas de sociologia sejam sistematicamente lecionadas por docentes com outras formações.

Assim, nós, abaixo-assinados, exigimos que o Ministério da Educação e os Agrupamentos de Escolas encetem passos para que os sociólogos possam efetivamente ensinar sociologia no ensino secundário, cumprindo a lei e o espírito de paridade que deve existir entre as diversas áreas disciplinares.

A Direção da Associação Portuguesa de Sociologia

OS SOCIÓLOGOS DEVEM PODER ENSINAR SOCIOLOGIA, para Exmº Senhor Ministro da Educação e Direções dos Agrupamentos de Escolas foi criada por: Associação Portuguesa de Sociologia.
2.560 Pessoas