Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra o reinício dos abates de animais no Concelho de Castelo Branco

Para: Câmara Municipal de Castelo Branco

Município de Castelo Branco interrompe ciclo de 18 anos sem abates de animais no Concelho!...

Numa parceria bem sucedida durante 18 anos entre a Câmara Municipal e a APAAE - Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante, ONG sem fins lucrativos, com o estatuto de Utilidade Pública, não foram abatidos animais no Concelho de Castelo Branco, tornando-se o mesmo paradigmático a nível nacional e internacional nesta área.

A APAAE acolheu, protegeu, alimentou, tratou, recuperou..., durante 18 anos animais abandonados e errantes do Concelho de Castelo Branco no "Abrigo de S. Lázaro" - Alojamento de Hospedagem sem Fins Lucrativos da Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante, devidamente licenciado pela DGAV. Um espaço de proteção e bem-estar animal, considerado por muitas pessoas envolvidas nesta área como um verdadeiro Santuário, onde os animais sempre usufruiram de uma vida em liberdade, não condicionada a boxes exíguas e sem estarem acorrentados.

Pois bem, ao que parece, segundo informações chegadas à APAAE, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco por razões em tudo marginais ao protocolo estabelecido entre as partes neste domínio, segundo consta, por suposta e caprichosa imposição vs vingança gratuita do Vice-Presidente - Sr. Arnaldo Brás, terá decidido num registo absolutamente inaudito de (ir)responsabilidade social, pública e política interromper este ciclo histórico de 18 anos sem abates de animais no Concelho!!!

De acordo com as informações apuradas os animais abandonados, errantes, e outros, cujo capricho humano assim o determinar, serão recolhidos em 3/4 do espaço até aqui ocupado pelo "Abrigo de S. Lázaro" da APAAE. E, quando este estiver lotado (!) os animais serão enviados para o Canil Intermunicipal de Proença-a-Nova, canil de abate que recebe animais oriundos de 14 ou 15 Concelhos, informação já confirmada pelo Veterinário Municipal de Proença-a-Nova!!! Também, não poderemos deixar de registar, com muita desilusão, mágoa e revolta, as palavras do Veterinário Municipal de Castelo Branco ao referir que: "os animais não poderão ficar eternamente no Canil!..." Afirmação inequívocamente esclarecedora das verdadeiras intenções dos responsáveis do Município de Castelo Branco em relação ao abate de animais.

O Concelho de Castelo Branco voltará deste modo, por manifesta teimosia e obstinada vendeta, associada a uma total ausência de sensibilidade, ao "tempo das cavernas", em matéria de proteção e apoio aos animais. A preservação da vida dos animais, terá sido, ao que parece, trocada pela MORTE gratuita de seres, que parecem, no caso, continuar a serem tratados como "coisas" descartáveis e simples números (quantidade).

A Direção da APAAE não pode deixar de se insurgir, e de repudiar veementemente a decisão do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco de voltar eventualmente a introduzir os abates de animais no Concelho de Castelo Branco, num momento imediatamente subsequente à aprovação na Assembleia da República da Lei que proíbe os abates de animais a partir de 2018! Decisão essa, a confirmar-se, absolutamente surpreendente, aberrante e manifestamente inusitada.

Se está contra o reinício dos abates de animais no Concelho de Castelo Branco, assine sff esta petição.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
8.816 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.