CRIAÇÃO DE UMA ESCOLA INOVADORA NOS AÇORES – PROJETO NOVAS ROTAS

Para: Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores

É comum dizer-se que a Educação está mal e que a escola tem de mudar. Portanto, já existe alguma consciência de que a educação escolar que é atualmente oferecida está muito aquém dos desafios que se colocam à sociedade do conhecimento do século XXI.

Se é tão generalizada esta ideia, então, para além de falar, é necessário agir para que a verdadeira mudança aconteça e a educação seja realmente o melhor investimento social.
O primeiro passo para que esta mudança aconteça é assinar esta petição que poderá contribuir para um ponto de viragem na Educação das nossas crianças e jovens.

As escolas públicas da atualidade continuam a seguir o método simultâneo de La-Salle (1679) e a cultura nelas estabelecida caracteriza-se, ainda, pelo magistrocentrismo, segmentação do saber, livro único, pensamento convergente e repetição acrítica de rotinas instaladas, quer a nível do contexto de sala de aula, quer a nível da organização e administração escolar. Muitas das tentativas de mudança de paradigma acabam por ceder à pressão exercida por todos os que resistem a qualquer alteração do que está estabelecido.

A escola que agora urge para educar os alunos do século XXI enquanto pessoas e para se constituir, ela própria, como uma verdadeira comunidade aprendente tem de adotar um novo modelo, um modelo inovador, integrar nas suas práticas de ensino os contributos da investigação mais recente nas várias áreas do saber, relativas ao processo de aprendizagem, e, sobretudo, tem de admitir o facto inegável de que as crianças e jovens aprendem hoje de forma diferente e que, por esta razão, o sistema educativo tem de ser alterado para se adaptar a esta nova realidade.

Portanto, sem aumento de custos, teremos, necessariamente de passar do magistrocentrismo ao sociocentrismo; da segmentação do saber aos saberes integrados; do pensamento convergente ao divergente; da transmissão/reprodução do saber para a produção de conhecimentos; da focalização do desenvolvimento das competências cognitivas ao desenvolvimento holístico…
Ver mais…

O projeto Novas Rotas, que integra educadores/professores de várias escolas de S. Miguel, pais e membros da sociedade civil em geral, apresenta-se como uma via para a criação desta nova escola, uma escola inovadora e alternativa.

Pretende-se que esta escola seja pública, acessível a todos os alunos e respetivas famílias que se identifiquem com o seu projeto educativo, da educação pré-escolar até ao 9º ano, e queiram beneficiar de uma Educação Integral.

A principal finalidade desta escola é formar pessoas com valores e princípios (ética universal) para serem proativas numa sociedade inclusiva e em permanente mudança; pessoas com uma forte identidade própria e comprometidas com o seu crescimento interior e com a sustentabilidade social e ambiental.

Nesta perspetiva, os alunos serão educados de forma holística, respeitando a sua natureza multidimensional (vertentes emocionais e psicológicas, físicas, intuitivas e criativas, racionais e lógicas), através do desenvolvimento de projetos de vida e de intervenção comunitária, a par dos académicos, numa lógica interdisciplinar e de integração de saberes, aproveitando os espaços e os recursos com potencial educativo da comunidade envolvente e em estreita colaboração horizontal com os pais.

Esta escola inovadora terá necessariamente de celebrar um contrato de autonomia para poder implementar uma organização escolar mais flexível que permita otimizar a gestão curricular de forma integrada e significativa para os alunos, assegurando a transversalidade das aprendizagens e potenciando o trabalho cooperativo entre pares e em rede, em grupos heterogéneos.

Nesta escola inovadora, promotora das competências essenciais à vida (autonomização, resolução de problemas, pensamento divergente, espírito crítico, literacia, numeracia, capacidade digital e tecnológica…), as crianças e jovens serão os protagonistas da sua aprendizagem, participando ativamente em todo o processo (planeando, fazendo, ouvindo, autoavaliando-se e avaliando os pares).

Os espaços educativos apresentar-se-ão como ambientes culturais inovadores, atrativos e estimulantes onde as crianças e jovens possam ter a oportunidade e a liberdade de realizarem experiências de aprendizagem ativas e significativas dentro das várias áreas do currículo, conforme os princípios da gestão democrática dos espaços e dos recursos pedagógicos.

Neste contexto, os professores inspiradores que se comprometerem com este projeto educativo serão os facilitadores, os orientadores pedagógicos disponíveis para ajudarem a crescer, incentivando a criatividade e a capacidade de questionar que as crianças desenvolvem desde muito cedo. Serão os tutores sensíveis que apoiarão as crianças e jovens a desenvolverem os seus projetos de vida e de intervenção comunitária e a cumprirem os seus planos de trabalho individuais e de grupo.
Serão, também, profissionais reflexivos, capazes de reconfigurarem continuamente as suas práticas, aptos a trabalharem cooperativamente com os seus pares e com os pais e prontos a estabelecerem parcerias com a comunidade educativa para assegurarem o sucesso da educação integral das crianças e jovens.

Será possível concretizar esta escola inovadora com que sonhamos?
As pessoas que integram o projeto Novas Rotas acreditam que sim, por isso, já começaram a investir na sua formação e, muitas delas, já iniciaram o processo de reconfiguração das suas práticas educativas nos contextos onde trabalham.

Se, tal como nós, pretende contribuir para mudar a escola que temos, e contribuir para que as nossas crianças e jovens desenvolvam os seus talentos e recursos, junte-se a nós e assine esta petição.

Esta petição foi criada em 24 setembro 2016
1 071 Pessoas