Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição sobre Educação Espiritual e Emocional - Cura e Ascensão

Para: Crianças e Jovens

Exmo. Senhor Presidente da República
Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República
Exmo. Senhor Ministro da Educação
Exmo. Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Assunto:
- Inclusão de uma disciplina curricular e obrigatória em calendário escolar das crianças e jovens em ensino privado e público.

Até ao momento, sabe-se que o ser humano é composto por várias dimensões, tais como, a dimensão física, fisiológica, emocional, mental, intelectual e espiritual. Também pelo facto de haver cada vez mais pessoas, a dedicar-se ao seu desenvolvimento pessoal e espiritual, o nível de consciência médio da população mundial, têm estado a aumentar nos últimos anos.

Devido à aceleração do ritmo de vida das pessoas e do mundo no seu todo, é do conhecimento geral que o stress é uma das causas de muitos distúrbios emocionais, psicológicos, consequentemente a somatização que apresenta sintomas físicos os quais a medicina não explica a origem e nem constituem um quadro clínico específico, mas pressupõe uma origem emocional. Estes sintomas podem ter sua origem nos pensamentos disfuncionais e emoções fortes que abalam o sistema psíquico, tornando- se assim em problemas fisiológicos também.

Numa sociedade e Era que se apresenta individualizadamente desarmonizada, onde o caos cria raízes nas nossas crianças as quais serão os adultos deste mundo num futuro próximo, urge a necessidade de intervirmos e educarmos desde tenra idade para uma vida em todas as suas dimensões mais plena e melhor.

Nós adultos, temos obrigação de deixar um mundo melhor para as nossas crianças.

Nessa perspectiva e tendo em conta que aos adultos não os podemos educar nesse sentido, apesar de cada vez mais se verificar o aumento de pessoas a cuidarem da sua saúde espiritual e consciência elevada, venho desta forma, propor a V. Exas, a inclusão de uma cadeira obrigatória no calendário e plano curricular escolar de todas as crianças e jovens desde a pré- escolar até ao fim do percurso escolar, sendo essa disciplina a de :Educação espiritual.

Assim como existe a disciplina de educação física a qual visa a educação do físico, proponho que da mesma forma existam aulas semanais da disciplina de educação espiritual a qual o seu conteúdo seja de todo menos religioso mas sim espiritual, a qual ensine as crianças a Meditar.

Meditar é focar a atenção em algo concreto, seja um pensamento, um objecto, a própria consciência, no próprio corpo, nossos pensamentos, emoções.

Crianças e Adultos que meditam tem mais :

Consciência,Tranquilidade, Tolerância, Autoconfiança, Saúde, Integridade, Intuição, Auto-estima, Poder Pessoal, Natureza, Alegria, Lealdade, Criatividade, Concentração, Gentileza, Inteligência, Sinceridade, Disciplina, Equilíbrio, Energia Positiva, Espiritualidade, Amor, Segurança, Paz interior, Valores, Princípios, Respeito.

Posto isto, a saúde do indivíduo deve partir logo desde cedo na criação do habito da meditação nas crianças pois em adultos serão o que lhes foi ensinado. Ensinar-las a cuidar de si própria pois nesta matéria nenhuma ciência e/ ou tecnologia o consegue o fazer por elas mesmas.

E quer queiramos quer não, o espírito não se desintegra da matéria, em algum ponto da vida, idade todos nós resolvemos cuidar do nosso.

Proponho que desta forma e sem grandes custos, se aplique um género de medicina preventiva e não curativa. Pois se o individuo tiver uma consciência mais elevada também saberá lidar de outra forma com o que lhe é apresentado no dia a dia da vida e deste mundo que muda e "corre" a uma velocidade estonteante.

O que proponho a V. Exas é uma medida muito simples para qualquer ser humano antes de mais, que é a elevação do individuo, pois somente assim nos tornaremos numa sociedade mais justa e menos desigual, individualista e desarmónica como acima referido. A célebre filósofa francesa Simone de Beauvoir (1908-1986) afirma que o homem é um devir, um constante vir-a-ser. Sócrates (469-399 a.C) e o dito no Templo de Apolo: “Conhece-te a ti mesmo" – são exigências de várias tradições filosóficas e psicologias antigas. As afirmativas apontam para o homem como um ser inacabado e em permanente processo de evolução. A cada dia avança-se para uma concepção antropológica espiritual do ser, partindo do princípio que o homem é o único ser vivo que tem desejo de transcendência.

A ontologia (do grego ontos (ente) e logoi (ciência do ser)) faz parte da metafísica, portanto além do material; além do físico. Trata do ser enquanto ser. A metafísica tem como principal valor do sentido para a existência e para o mundo, muito embora algumas vezes é tida como sinônimo de ontologia.
A ontológia surge pela própria exigência do Ser a partir do princípio que o homem está cheio de ideias falsas de si mesmo. Como afirma o Dr. Alexis Carrel (1873-1944), biologista francês, prémio Nobel de Fisiologia em 1912, que “A conquista do mundo material para a qual tendem constantemente a atenção e a vontade dos homens, fez esquecer quase completamente a existência do mundo orgânico e espiritual.”

O ser humano pela sua estrutura evolutiva é um ser emocional. Recém-saído do instinto, através do processo de conscientização, transitou-se pelo primarismo – sensações – e a razão, passando pela emoção – sentimentos – e o requinte dos sentimentos é o amor.

A emoção é fundamental para a motivação, trabalho e aprendizagem. Nas relações interpessoais exerce papel preponderante para o êxito, contribuindo para a afetividade, a convivência feliz.

Pode-se depreender que expressamos emoções positivas e negativas. A qualidade de nossas emoções é determinante para o nosso bem estar; nossos conflitos e nossas doenças.

Pessoas mais equilibradas e sãs, emocionalmente e espiritualmente consequentemente mais felizes.

A inclusão da disciplina de "educação espiritual" parece-me uma medida crucial para todas as crianças.

Hoje são crianças e nós adultos. Amanhã serão adultos e nós idosos.

O futuro deles e nosso, será a consequência das nossas escolhas de hoje.

Mais vida menos materialismo.

Mais paz, menos guerra.

Segue cópia desta petição pública, por carta registada c/ ar e via electrónica, para os órgãos de soberania supra mencionados, incluindo a Assembleia da República.
21 de Agosto de 2016
Atentamente



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 21 Agosto 2016
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
20 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.