Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Salvar Santo Amaro de Oeiras (Hipermercado na localidade NÃO)

Para: Exmo Sr. Presidente da Câmara de Oeiras

Santo Amaro de Oeiras, uma das localidades mais antigas e com tradição do concelho de Oeiras, depara-se com aquilo que considera ser um atentado ao urbanismo da localidade, bem como à sua tradição, tranquilidade e modo de vida.

Quem reside e escolheu Santo Amaro de Oeiras para viver, frequentar ou utilizar, fá-lo de forma consciente e ponderada.
Pela tranquilidade, qualidade de vida, tradição e bem estar, optou por viver numa zona longe da confusão sabendo de antemão que a oferta de serviços na localidade era escassa.
Uma opção de cada um.

Hoje estamos perante aquilo que consideramos ser um ataque feroz a tudo aquilo que aqui procurámos.

No lote de terreno sito na Av. Duarte Pacheco, em confrontação a sul com a Av. Pedro Alvares Cabral, estava previsto desde 2005, um pequeno condomínio fechado de 10 moradias, com um índice de construção máximo de 0.48 e com uma área bruta de construção de 2100m2.

Em 2014, dá entrada um novo loteamento que contempla a inclusão no mesmo lote uma superfície comercial. Lote esse que segundo o PDM só permitia a construção de habitação.

Em 2015, o promotor imobiliário manifesta em reunião com os técnicos da câmara a intenção de abandonar a construção da superfície comercial.
Nessa mesma reunião o promotor é informado que já pode avançar com o projeto do referido espaço comercial, uma vez que a alteração do PDM já o permitia.

Curiosamente, o PDM só é aprovado em 2016.

Hoje estamos perante um projeto que de 2100m2 (habitação) previstos, passa para 5100m2, dos quais 2500m2 são para aquilo que alguns já definem de hipermercado. O índice de construção passa de 0.48 para 1.82.

O projeto conta apenas com 65 lugares de estacionamento em cave o que parece manifestamente insuficiente para uma superfície comercial de tal dimensão.

As consequências no trafego rodoviário vão ser nefastas para a população.

O comercio tradicional vai sofrer enormes e irreparáveis perdas.

A qualidade de vida vai-se perder.

O impacto da volumetria construída do empreendimento vai ser enorme.

Em pleno século XXI não se percebe como é possível construir um supermercado na primeira linha de costa.

Sabemos que o anterior projeto foi submetido ao ministério da defesa. Este novo terá sido?

Foi feito algum estudo sobre o impacto que este vai ter na localidade? Trânsito, barulho, acréscimo de pessoas à localidade, estacionamento, etc.

Vai-se perder aquilo que Santo Amaro é.

Por isso, apelamos ao Sr. Presidente da Câmara, seu vereadores e a todas as forças políticas e cívicas do concelho que reconsiderem este projeto e retirem do mesmo aquela superfície comercial.






Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 20 agosto 2016
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
181 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.