PARA QUE O O AEROPORTO DO FUNCHAL SE PASSE A DESIGNAR O AEROPORTO GAGO COUTINHO

Para: Exmº Sr Presidente da Assembleia Regional da Madeira

CAROS AMIGOS E SEGUIDORES DA GRANDE FIGURA DE GAGO COUTINHO.
NUNCA FOI TÃO IMPORTANTE A VOSSA PARTICIPAÇÃO NESTA PETIÇÃO PÚBLICA.
ESTÁ PREVISTO DESIGNAR O AEROPORTO DO FUNCHAL COMO AEROPORTO CRISTIANO RONALDO
CITO UM TEXTO DUM AMIGO MEU
Li hoje que o aeroporto do Funchal seria baptizado de Cristiano Ronaldo. Não quero acreditar que seja verdade. E não é por menor respeito pela figura de um jogador de futebol brilhante que, como desportista e como pessoa tem excedido tudo o que eu alguma vez poderia imaginar. Sim, Cristiano Ronaldo é um grande homem, mas o seu nome não é adequado para um aeroporto.
Invocar seja quem for, quando se baptiza um aeroporto, deve ser alguém que se tenha distinguido na aviação portuguesa. Nem Humberto Delgado (apesar de ter sido aviador) nem Sá Carneiro, (apesar de ter morrido num acidente de avião) têm a dimensão adequada. E a inadequabilidade extende-se a Cristiano Ronaldo.
A primeira vez que se pretendeu evocar alguém dando o seu nome a um aeroporto português, deviam ter-se lembrado de GAGO COUTINHO ou SACADURA CABRAL.
Não não foram dois aviadores como qualquer outro, nem foram apenas mais dois pioneiros da aviação em Portugal. Foram os dois homens que, PELA PRIMEIRA VEZ NO MUNDO, fizeram um voo de longa distância, sobre o Oceano, utilizando uma técnica de navegação científica, que serviria para todas as viagens aéreas de longa distância, até à introdução da electrónica e do uso do satélite.
A inovação científica de Gago Coutinho deveria merecer, da nossa parte todas as homenagens, e o seu nome deveria ser dado a um aeroporto, antes de qualquer outro. Com todo o respeito por Humberto Delgado, Sá Carneiro ou Cristiano Ronaldo.
SERIA UMA GRANDE FALTA DE RESPEITO PARA QUEM TANTO DEU AO PAÍS
BIÓGRAFO DE GAGO COUTINHO