"Querem Cortar esta Árvore" pela Preservação das Árvores Existentes no Eixo Central (Av. Fontes Pereira de Melo, Espaços Exteriores de Picoas, Praça Duque de Saldanha, Av. da Républica)

Para: Exmo. Senhor Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes Exmo. Senhor Presidente da CML Fernando Medina Exma. Senhora Presidente da AML Helena Roseta Exmo. Sr. Vereador José Sá Fernandes Exmo. Sr. Vereador Manuel Salgado

Exmo. Senhor Ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes
Exmo. Senhor Presidente da CML Fernando Medina
Exma. Senhora Presidente da AML Helena Roseta
Exmo. Sr. Vereador José Sá Fernandes
Exmo. Sr. Vereador Manuel Salgado

Exmos. Senhores Governantes vimos por este meio requerer a integração das Árvores pré-existentes nas áreas afectas ao Projecto de Requalificação do Eixo Central (Espaço Canal do Eixo Marquês de Pombal - Entrecampos).

Após a constatação da remoção de 20 Jacarandás no início das obras, feito à revelia da População de Lisboa, localizados na extremidade mais próxima à Praça do Marquês de Pombal, na Avenida Fontes Pereira de Melo, e, da afixação de avisos de abate em 4 outros exemplares de Choupo-negro de grande porte, consideramos que o Projecto carece de informação relativa ao destino de todo o Património Arbóreo, existente em toda a Área de Intervenção.

O Projecto de Requalificação do Eixo Central ou Eixo Marquês de Pombal - Entrecampos, engloba a intervenções na Av. Fontes Pereira de Melo e Ruas adjacentes (Rua Viriato, Rua Tomás Ribeiro, Rua Andrade Corvo e Rua Martens Ferrão), Espaços Exteriores de Picoas, Praça Duque de Saldanha, Av. da Républica e ínicio de todas as interseções.

O Projecto tem como objectivos a criação de mais áreas pedonais, zonas verdes e esplanadas, bem como o incentivo à utilização de meios de mobilidade suave, com a introdução de ciclovias e medidas de acalmia de tráfego. Em relação à criação de zonas verdes não é referido o sacrifício de Árvores já existentes, nas áreas a ser intervencionadas.

Requeremos com esta Petição a salvaguarda de todo este imenso Património Arbóreo, com a sua inclusão e preservação, no denominado Projecto de Requalificação do Eixo Central.

Esta petição foi criada em 14 junho 2016
1 651 Pessoas