“Pela melhoria da cobertura de rede de telemóvel e internet na freguesia de São Pedro de France”

Para: ANACOM

Exmo. Sr.
Presidente da ANACOM

Nós, abaixo-assinados, na qualidade de residentes e naturais da freguesia de São Pedro de France, pertencente ao concelho e distrito de Viseu, vimos expor e requerer, a V.Ex.ª , se digne tomar as devidas providências relativamente à situação que seguidamente se descreve:

Conforme é sabido, na época em que vivemos, as comunicações via telemóvel e internet já se tornaram indispensáveis, não só no âmbito pessoal, mas sobretudo no âmbito de uma utilização profissional e como veículo facilitador do desenvolvimento sócio-económico.
Tendo em conta a essencialidade destes serviços e os direitos que todos os cidadãos têm na igualdade de acesso a bens e serviços, não se pode admitir que na nossa freguesia de São Pedro de France não haja cobertura de rede de telemóvel e internet que permita uma comunicação eficiente.
Com efeito, as chamadas de telemóvel sofrem cortes a ponto de não se perceber a conversa com o interlocutor, o que obriga a repetir a chamada várias vezes persistindo sempre o mesmo problema, não sendo possível manter qualquer conversação. Outras vezes nem sequer é possível estabelecer qualquer ligação por falta absoluta de rede.
Esta situação verifica-se em todas as localidades da freguesia, mesmo nos pontos mais altos.
Quanto à internet, exceptuando alguns habitantes que têm contratos antigos com a Portugal Telecom, verifica-se que a mesma é muito lenta.
Não existe nesta freguesia nenhum fornecedor de internet que possa proporcionar um serviço com boa velocidade de upload e download.
Mais uma vez, esta situação verifica-se por todo o território desta freguesia.
Ora, a situação que foi descrita dificulta muito a vida da população.
Existem nesta freguesia vários profissionais de construção civil e transportes que aqui têm a sua sede profissional, existem trabalhadores independentes que trabalham a partir de casa, e outros trabalhadores em regime de teletrabalho, e todos os outros cidadãos que têm a necessidade e o direito de fazer uso destas comunicações.
Perguntamos, como é possível trabalhar com esta deficiente/inexistente cobertura? Já para não referir o uso normal que todos nós fazemos do telemóvel e internet.
Mais, esta situação só tem contribuído para agravar a fuga da nossa população mais jovem para a área urbana.
Trata-se de um factor determinante para promover a fixação de pequenos empresários. É essencial para o desenvolvimento da nossa freguesia e é um direito que todos temos.
Assim, por tudo quanto foi exposto, pedimos a V.Ex.ª, na qualidade de representante da ANACOM, se digne tomar providências necessárias para melhorar a cobertura de rede de telemóvel e internet na freguesia de São Pedro de France
Na forte convicção de que seremos atendidos neste pleito, encaminhamos a V. Exª, esta peticão.
Trata-se de um direito que nos assiste na qualidade de cidadãos portugueses!

São Pedro de France, 03 de Fevereiro de 2016

Esta petição foi criada em 13 fevereiro 2016