Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Vamos Salvar As Escolíadas

Para: Secretaria de Estado da Cultura; Gabinete do Sr. Ministro da Educação; Direção-Geral das Artes; Direção-Geral da Educação; Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino e Instituto Português do Desporto e Juventude

Assunto: Projeto Escolíadas



Somos jovens estudantes de 28 Escolas de 3 Distritos (Coimbra; Aveiro e Viseu) que partilham a paixão pelas Artes, independentemente da modalidade (Teatro, Dança, Música e Pintura), e que fazem parte da grande família dos Escoliásticos, espalhada pelas várias escolas da zona Centro.
Na passada quarta-feira, dia 20 de maio, fomos confrontados, com grande espanto e consternação, com o anúncio do fim das Escolíadas, "por falta de apoio financeiro", 25 anos depois do primeiro certame. Esta situação, como deve ser do conhecimento de V.ª Ex.ª, já foi noticiada em diversos meios de comunicação social da região.
Somos Escoliásticos!
Não podemos nos conformar com esta decisão.
Não podemos acreditar que esta possa ser a última edição de um projeto que tem sido acarinhado por todos os elementos da Comunidade Educativa.
Não podemos deixar morrer um projeto que tem crescido ao longo dos anos, que tem fomentado, nos jovens, a criatividade e o talento, proporcionando-lhes uma experiência única e enriquecedora.
Somos Escoliásticos!
Acreditamos que vale a pena salvar por um projeto de reconhecido mérito.
Acreditamos que vale a pena salvar um projeto que alimenta o sonho de muitos jovens.
Acreditamos que vale a pena salvar as Escolíadas!

Porque somos Escoliásticos, apelamos a V.ª Ex.ª que, no âmbito das suas competências, nos ajude a encontrar, junto das entidades competentes, uma solução que garanta a sustentabilidade futura deste projeto e que permita manter viva a chama do sonho desta nossa grande família.

Subscrevemo-nos com elevada consideração, a Região Centro




Segue uma breve explicação do historial e alguma informação útil, da Associação Escolíadas e do projecto.

Em 2015 as Escolíadas comemoram 25 anos.
Foi em 1990 que alguns jovens alunos e professores de 6 escolas arriscaram pisar, pela primeira vez, o palco das Escolíadas.
O projeto em pouco se assemelha àquilo que hoje são as Escolíadas Glicínias Plaza.
As Escolíadas cresceram muito. De ano para ano acontecia a mudança.
Em 1997 conseguiram o reconhecimento do estado, recebendo a Declaração de Manifeste Interesse Cultural do Ministério da Cultura, e abriram-se as portas para os apoios do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Em 2008, já em salas de espetáculo, com escolas de três distritos da Região Centro e com uma média de 3000 jovens participantes por ano, a Associação Escolíadas – criada para suportar o evento e expandir as outras atividades que iam surgindo – viu-se sem meios para garantir a continuidade do evento.
Dificuldades ultrapassadas, ano após ano, e eis que em 2014 conseguiram alargar o concurso a 3 polos e receberam a distinção de “Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social”.
Em 2015 atingiram record de escolas participantes – 28 escolas de 16 concelhos de 3 distritos da região centro, três polos, cinco salas de espetáculo, 14 dias de espetáculo com mais de 300 jovens em palco/dia.
Em Janeiro deste ano foram comunicadas todas as entidades governamentais com responsabilidade na educação e formação dos jovens (Secretaria de Estado da Cultura, Gabinete do Sr. Ministro da Educação, Direção-Geral das Artes, Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino e Instituto Português do Desporto e Juventude) pedindo-lhes apoio, informando de forma clara que caso não se conseguisse encontrar mais financiamento as Escolíadas iriam terminar. Foram pedidos apoios financeiros, não necessariamente públicos, mas que pelo menos fizessem a ponte entre o projeto Escolíadas e empresas/fundações/parceiros eventuais interessados no projeto.
Não sendo este projeto subsídio-dependente, nem pretendendo sê-lo, em 2014 e 2015 a única entidade governamental que os apoiou financeiramente foi o Instituto Português do Desporto e Juventude com uma verba que representa 7% do custo do evento, sendo que em 2015 foi-lhes atribuída uma verba inferior a 2014: cerca de 4200€ para um projeto que custa 76000€.
Não entendemos como todas as entidades governamentais contactadas não investem e deixam acabar um projeto destes, mas essa é a nossa realidade.
Não podemos acreditar que esta possa ser a última edição de um projeto que tem sido acarinhado por todos os elementos da Comunidade Educativa e experienciado por toda sociedade envolvente.
Não podemos deixar morrer um projeto que tem crescido ao longo dos anos, que tem fomentado, sobretudo nos jovens, a criatividade e o talento, proporcionando-lhes uma experiência única e enriquecedora.
Somos Escoliásticos! Acreditamos que vale a pena salvar por um projeto de reconhecido mérito.
Acreditamos que vale a pena salvar um projeto que alimenta o sonho de várias gerações, sobretudo dos jovens.
Acreditamos que vale a pena salvar as Escolíadas: somos, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos Escoliásticos!
Porque somos Escoliásticos, apelamos a V.ªs Ex.ªs que, no âmbito das suas competências, nos ajudem a encontrar, junto das entidades competentes, uma solução que garanta a sustentabilidade futura deste projeto e que permita manter viva a chama do sonho desta nossa grande família.



Qual a sua opinião?

Vamos Salvar As Escolíadas, para Secretaria de Estado da Cultura; Gabinete do Sr. Ministro da Educação; Direção-Geral das Artes; Direção-Geral da Educação; Direção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino e Instituto Português do Desporto e Juventude foi criada por: Escolíadas.
Esta petição foi criada em 24 maio 2015
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
725 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.