Queremos a Pedagogia Waldorf em Portugal

Para: Assembleia da República

Nós, cidadãos, abaixo-assinados, queremos a implantação de unidades de educação infantil que desenvolvam, na rede pública de ensino, instituições com base na Pedagogia Waldorf. Defendemos o princípio da pluralidade de metodologias pedagógicas e acreditamos no potencial da pedagogia Waldorf, para o desenvolvimento integral do ser humano. Desta maneira, e no sentido de melhorar a educação básica e ampliar um melhor serviço às crianças em idade pré-escolar e de 1º Ciclo, pretende-se ter como objectivos pedagógicos desta pedagogia os seguintes aspectos:

* promoção de estilos de vida saudáveis (criar um horário adequado às idades das crianças valorizando na escola o tempo para brincar;

* promoção de uma educação inclusiva (valorizando práticas inclusivas, como é o caso da Arte, utilizando-a como linguagem universal para a prática de uma escola inclusiva. As aprendizagens e
conhecimentos adquiridos são fruto de:
- uma vivência de conteúdos com o corpo;
- um alimento no sentir, como por exemplo, através de exercícios rítmicos e repetitivos, da música, contos, desenhos);
- uma valorização do fazer com as mãos, para aprender fazendo.

* respeitar os vários estádios da criança, pois o importante não é que todos caminhem da mesma forma e cheguem ao mesmo tempo aos mesmos resultados, mas sim que cada um possa fazer as suas próprias descobertas e aprendizagens no tempo e no ritmo que lhes sejam adequadas.

* valorização de desafios com mais do que uma possibilidade/resposta;

* promoção do gosto pela educação Artística (valorização das expressões artísticas no currículo);

* proporcionar um maior apoio educativo a alunos com dificuldades e/ou outro tipo de necessidades individuais (criando grupos de trabalho diferentes consoante as dificuldades e/ou necessidades de
cada um);

* valorizar a arte como principal equilibrador de todas as áreas do ser humano: físico, psíquico e emocional;

* favorecer a interiorização de uma ética ambiental, uma vez que para aprender a respeitar a Natureza é fundamental estar em contacto com ela;

A pedagogia proposta por Rudolf Steiner deve ser compreendida como um caminho que, respondendo às necessidades de desenvolvimento individual e, ao mesmo tempo, da evolução desejável da humanidade, ajude o ser humano a contribuir conscientemente para essa evolução através da plena realização das suas capacidades no âmbito de um projeto de vida com sentido. É uma pedagogia que assenta num conhecimento profundo das fases de desenvolvimento humano e que se enriquece através do empenho constante dos adultos, que acompanham crianças e jovens, em melhorar a sua capacidade de conhecer e compreender cada ser humano no seu contexto biográfico, num processo de autoeducação contínuo.

Dá corpo a esta pedagogia um curriculum concebido para servir o crescimento humano nas suas vertentes física, afetiva, cognitiva e espiritual, tendo como pano de fundo o conceito de evolução segundo a Antroposofia: cada ser humano nasce com determinadas qualidades, talentos e capacidades
que o predispõem a realizar um determinado processo de evolução pessoal, ao longo do qual revive em cada fase da vida o percurso feito pela humanidade ao longo da sua evolução. O curriculum integra não só os saberes que a época atual considera indispensáveis no percurso escolar, mas também outros que completam o horizonte do desenvolvimento integral do ser humano. Cobrindo áreas de carácter artístico, manual e corporal, considerados tão importantes como as áreas mais intelectuais, o curriculum permite um vasto leque de aquisição de competências que se vão integrando paulatinamente no processo de crescimento, contribuindo para a evolução consciente da vida volitiva, afetiva e cognitiva. As áreas e conteúdos curriculares estão portanto definidos para dar à criança e ao jovem o alimento que necessita em cada etapa do seu crescimento, para que este possa realizar-se de forma progressiva, de acordo com as exigências que lhe são próprias.

“Primeiro é preciso despertar os professores para que possam acordar as crianças e adolescentes, e é somente dentro do próprio Homem que encontramos o que é capaz de nos despertar.”
Rudolf Steiner (fundador da Pedagogia Waldorf)

Esta petição foi criada em 20 Maio 2015
1.510 Pessoas