realização de castings para encontrar atores deficientes para interpretarem personagens em novelas ou filmes

Para: RTP; SIC; TVI

Queria pedir às três estações televisivas portuguesas para incluírem nas suas novelas ou telefilmes futuros personagens com vários tipos de deficiência: visual, auditiva, mental e motora.
Gostaria de alertar o fato de que essas personagens deveriam ser interpretadas por atores e atrizes com esses tipos de patologias para contribuir para uma veracidade maior.
Houve várias produções da TV Globo que incluíram nas suas novelas atores com deficiências, um exemplo disso é a personagem Clara da novela páginas da vida que sofria de Síndrome de Down.
Pode-se ver, na série norte-americana breaking Bad uma personagem que sofre de parelesia cerebral muito bem interpretada por RJ mitte, portador dessa doença, que é um talento em Hollywood.
Deste modo gostaria de avisar os formidáveis guionistas nacionais como António Barreira, Pedro Lopes, Patricia Muller, entre outros de se lembrarem de colocar nas suas soberbas estórias personagens com deficiências pois assim a novela estaria maravilhosamente focada na realidade do mundo.
Acredito que existem inúmeras pessoas com deficiências em Portugal com o sonho de serem atrizes ou atores e que têm muito talento natural, faltando-lhes um papel com as suas características.
Finalizando, gostaria de pedir às entidades de realização de castings para fazerem um MEGA CASTING NACIONAL para encontrar a próxima ou as próximas estrelas de produções televisivas com a particularidade de essas pessoas serem deficientes.
Se assim for feito ,Portugal e os portugueses vão ver as novelas com outros olhos, vão dar valor ás produções do seu país.
Peço por favor a quem estiver a ler que assine esta petição e ajude muitas pessoas a realizarem os seus sonhos.

P.S: Atores formidáveis são aqueles que têm uma técnica perfeita e não uma imagem perfeita.

Esta petição foi criada em 19 Maio 2015