Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Por melhores transportes públicos, travar as privatizações na Carris, Metro de Lisboa, Transtejo e Soflusa

Para: Assembleia da República

Os últimos cinco anos caracterizaram-se por uma profunda degradação da qualidade e fiabilidade da oferta de transportes públicos, pelo maior aumento de sempre no preço dos transportes públicos e por uma ofensiva brutal contra os trabalhadores e reformados das empresas públicas de transporte. Tudo feito para criar as melhores condições possíveis para privatizar os transportes custasse o que custasse aos trabalhadores, aos utentes e ao próprio país.

O Governo atrasou investimentos, desorganizou as empresas, abriu uma guerra permanente contra os seus trabalhadores e ex-trabalhadores, reduziu o número de trabalhadores abaixo do necessário, prejudicou a manutenção do material e degradou a fiabilidade e segurança da operação.

Agora o Governo está a tentar impor um conjunto de parcerias público-privadas que, como sempre, transfeririam rendas de milhões para uns poucos à custa de todos. E não há máquina de propaganda e de mentiras que consiga esconder estas realidades: com estas PPP o Estado pagaria mais do que paga hoje, os utentes pagariam mais, os trabalhadores estariam mais precarizados e o serviço de transportes públicos continuaria a perder qualidade e fiabilidade.

É preciso dizer Basta! Queremos uma política de transportes públicos ao serviço do povo e do país! Queremos transportes públicos de qualidade, fiáveis e com preços acessíveis: e para isso já pagamos impostos suficientes. Queremos que se pare a guerra contra os trabalhadores.

Exigimos o imediato cancelamento dos concursos para a subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, bem como dos que preparam para a Transtejo e a Soflusa.

Exigimos uma política de transportes públicos ao serviço dos utentes e do país.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.512 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.