Petição pelo voto aos 16 anos no Orçamento Participativo de Guimarães

Para: Presidente da Câmara Municipal de Guimarães

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães,
Exmos. Srs. Vereadores da Câmara Municipal de Guimarães,

Na sociedade de informação em que vivemos, procuram-se novos caminhos para dar uma voz mais ativa no processo de decisão aos cidadãos, num processo que procure contrariar o afastamento entre eleitores e eleitos, afastamento que se faz sentir com particular impacto nos mais jovens.

Em Guimarães, existe já o mecanismo do Orçamento Participativo, em que os cidadãos podem eleger as propostas que pretendem ver implementadas, decidindo sobre uma parte do orçamento municipal.

No sentido de cultivar uma cidadania mais ativa junto dos mais jovens e de potenciar a sua participação nos processos de decisão, os abaixo assinados propõem que a revisão em curso do regulamento para o Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Guimarães para 2015 alargue o direito de voto a todos os Vimaranenses a partir dos 16 anos de idade.

Esta petição foi criada em 29 Janeiro 2015