Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Concurso Internato Médico - Formação Específica 2014

Para: Exmo. Senhor Presidente da Administração Central de Serviços de Saúde Prof. Doutor Rui Santos Ivo

Nós, abaixo assinados, vimos por este meio solicitar a Vossa atenção ao concurso do IM-FE 2014, para que o calendário de opções tenha conclusão na primeira semana de dezembro.

O Internato Médico “corresponde a um processo único de formação médica especializada, teórica e prática, tendo como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área profissional de especialização”.
Na qualidade de Internos do Ano Comum vamos deparar-nos, no final deste ano civil, com o processo de escolha Internato de Formação Específica, momento de extrema relevância na projecção do nosso futuro profissional e que na sua essência deverá ter carácter de opção definitiva. De acordo com a sua missão e objectivos, a Administração Central do Sistema de Saúde, I.P., (ACSS) “ tem a responsabilidade de gerir e coordenar o internato médico”. Neste sentido, queremos demonstrar a nossa atenção a este processo e ao modo como se processará.
O número crescente de internos faz-nos crer que, ano após ano, garantir a todos o acesso a formação específica tem-se constituído um desafio cada vez maior. No entanto, não podemos deixar de nos manifestar quanto à necessidade de antecipar as colocações comparativamente ao ano transacto. Para melhor enquadramento do exposto, apresentamos de seguida uma análise retrospectiva dos concursos de acesso ao Internato Médico de Formação Específica (IM-FE) dos anos anteriores.
- Em 2011, o mapa de vagas foi disponibilizado a 11/11/2011, tendo sido revisto e lançado novamente a 24/11/2011. O calendário de opções, lançado a 16/11/2011, decorreu entre 25 de novembro a 13 de dezembro.
- Em 2012, o mapa de vagas do concurso A do IM-FE 2012 foi lançado a 22/11/2012, o calendário das opções a 23/11/2012, tendo as escolhas decorrido entre 28 de novembro a 12 de dezembro. As vagas relativas a Medicina Geral e Familiar por estabelecimento específico de formação foram reveladas apenas a 27/11/2012, dia anterior ao início do processo de escolha.
- Em 2013, o mapa de vagas foi lançado a 29/11/2013, tendo o mapa de capacidades formativas sido disponibilizado a 04/06/2013. O mapa de vagas foi rectificado e lançado novamente a 04/12/2013, o primeiro dia do calendário de opções (que foi lançado a 02/12/2013, dois dias antes do inicio das escolhas). As escolhas decorreram de 04 a 17 de dezembro.
Tendo em conta que a lista de classificação definitiva relativa ao concurso do Ano Comum 2014, onde consta a seriação dos actuais Internos do Ano Comum para a escolha de especialidade, foi disponibilizada a 13/03/2014, e que as capacidades formativas possivelmente já foram identificadas, queremos salientar a necessidade de se antecipar o período de escolha de especialidade.
Consideramos fundamental que o período de escolha de especialidade termine na primeira semana de Dezembro de forma a permitir que os candidatos mantenham o exercício de funções enquanto internos do ano comum e de forma a permitir a melhor gestão de toda a logística que implica a mudança de instituição de saúde e de residência.
Gostaríamos de recordar que este ano já fomos alvo de alguns incumprimentos no que respeita a prazos e na publicação de documentos que foram objecto de revisão. As colocações no Internato do Ano Comum, que necessitaram de ser revistas, foram lançadas definitivamente a 26 de dezembro de 2013, e tendo em conta o início de funções no novo local de trabalho a 2 de janeiro de 2014, 3 dias úteis depois, tornou-se difícil para muitos de nós organizar e planificar de forma razoável a nova condição de vida, em muitos casos em locais totalmente imprevistos e distantes da residência prévia.
Estamos certos de que, como organização responsável, procuram zelar pelos interesses de todos, não só de modo a proporcionar a colocação e formação de excelência de todos os Internos do Ano Comum, mas também de forma a certificar que as instituições que nos receberão prestarão da melhor forma os cuidados de saúde a todos os seus utentes. Estamos convictos que compreendem a razoabilidade desta exposição.
Gratos por toda a atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 06 outubro 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
979 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.