Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição contra a expulsão de Diogo Coelho do Partido Socialista

Para: Partido Socialista

Diogo Filipe dos Santos Coelho, 32 anos de idade, com militância activa e antiga na Juventude Socialista e no Partido Socialista, estruturas políticas nas quais se filiou no ano de 2002, está a ser vítima de um processo de perseguição política, sem precedentes, que culminou na pena capital de “expulsão” decretada pela Comissão Nacional de Jurisdição, com o firme propósito de, sem apelo nem agravo, o afastar de forma permanente da vida política no Partido Socialista.
O processo disciplinar instaurado a Diogo Coelho surgiu após a sua reeleição como Presidente de Concelhia de Pedrógão Grande do Partido Socialista para o mandato 2013/2017. Despontou também depois de o Presidente da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, João Paulo Pedrosa (o participante), como forma de justificar a avocação do processo autárquico de Pedrógão Grande, no dia 28 de Dezembro de 2012, na comunicação social, ter acusado Diogo Coelho de ter forjado a ata da reunião da Comissão Política Concelhia. Transcrevemos na íntegra o que foi dito pelo Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista na comunicação social, designadamente, nos Jornais Diário de Leiria e Diário de Coimbra “ a federação chamou a si a responsabilidade de liderar o processo autárquico em Pedrógão Grande, depois de o presidente da Concelhia ter forjado uma acta para ser ele o candidato. E avançou com a candidatura do ex-vereador António da Silva Pena”. Estas declarações tiveram o firme propósito, de denegrir o bom nome e a imagem perante a opinião pública, visando assim, atingir Diogo Coelho na sua honra e consideração, pelo que, este apresentou uma queixa-crime junto do Tribunal competente, em Janeiro de 2013.
Desde então, o Presidente da Federação e Deputado da Assembleia da República, João Paulo Pedrosa, intensificou a perseguição política a Diogo Coelho, na comunicação social, na opinião pública e junto dos militantes do Partido Socialista, com o objectivo de promover a sua expulsão deste partido.
Por coincidência, ou talvez não, a pronúncia do Acórdão da Comissão Nacional de Jurisdição emergiu em pleno quadro de disputa interna e escassos dias depois de Diogo Coelho ter subscrito e apresentado numa reunião do Secretariado da Concelhia de Pedrógão Grande do Partido Socialista uma moção de apoio à candidatura de António Costa à liderança do Partido Socialista, aprovada por unanimidade e aclamação, posição que veio a tornar pública junto da comunicação social, assim como o seu apoio pessoal à candidatura de José Miguel Medeiros à presidência da Federação Distrital de Leiria.
Deste modo, conscientes que, em toda a actividade política, Diogo Coelho sempre pautou a sua acção regida por valores e princípios éticos, no pleno cumprimento das regras estatuárias previstas pelo Partido Socialista, os cidadãos abaixo assinados manifestam total apoio e solidariedade a Diogo Coelho e repudiam a sua expulsão do Partido Socialista.

Curriculum Político de Diogo Coelho
No Juventude Socialista:
• Em Abril de 2002 aderiu à Juventude Socialista mantendo-se como militante até Abril de 2014.
• Foi Coordenador da Concelhia de Pedrógão Grande da Juventude Socialista, entre 2002 e 2007.
• Foi Membro do Secretariado da Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista, entre 2003/2005 e 2006/2007
• Integrou a Comissão Política Distrital da Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista, entre 2003 e 2014.
• Foi Representante da Juventude Socialista na Comissão Política Distrital do Partido Socialista, entre 2003 e 2014.
• Foi Membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, durante o mandato da Secretária-Geral da JS, Jamila Madeira, entre 2003 e 2004, com 21 anos de idade.
• Foi Membro da Comissão Política Nacional da Juventude Socialista, entre 2004 e 2006 e 2008 e 2010.
• Foi Presidente da Federação Distrital de Leiria da Juventude Socialista, entre 2007 e 2014.
• Foi Membro do Secretariado da Federação Distrital de Leiria do Partido Socialista, entre 2007 e 2014.
• Foi Membro da Comissão Nacional da Juventude Socialista, entre 2007 e 2014.
• Representante da Juventude Socialista na Comissão Nacional do Partido Socialista, entre 2008 e 2012.
• Foi Vice-Presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas (ANJAS), entre 2008 e 2010.
• Foi Presidente da Mesa da Assembleia Concelhia de Pedrógão Grande da Juventude Socialista, entre 2007 e 2011.
• Foi Director de Campanha Distrital Jovem da candidatura de Manuel Alegre a Presidente da República, em 2011.
• Foi Presidente da Tendência Sindical Jovem Socialista, entre 2010 e 2012.
• Foi Membro do Secretariado Nacional da Juventude Socialista, durante o mandato do Secretária-Geral da JS, Pedro Delgado Alves, entre 2010 e 2012.

No Partido Socialista:
• Em Julho de 2002 aderiu ao Partido Socialista.
• Foi Membro do Secretariado da Concelhia do Partido Socialista de Pedrógão Grande, entre 2002 e 2007.
• Foi Membro da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Pedrógão Grande, entre 2002 e 2007.
• Foi Director de Campanha da candidatura de Mário Soares a Presidente da República, no Concelho de Pedrógão Grande, em 2006.
• Foi Membro da Comissão Federativa de Jurisdição do Partido Socialista, entre 2006 e 2008.
• É Membro da Comissão Política Federativa de Leiria do Partido Socialista, desde 2012.
• É Presidente da Concelhia de Pedrógão Grande do Partido Socialista, entre 2012 e 2013, e reeleito em Dezembro de 2013 para um mandato de 4 anos (2013-2017)



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 31 julho 2014
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
136 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.