Alternativas para os animais abandonados

Para: Toda a população (institucional e não-institucional)

Esta Petição surge na sequência de um número crescente de animais abandonados (efectivamente abandonados ou descendentes de animais de rua) no concelho de Melgaço. O nosso concelho, apesar do seu inegável desenvolvimento dos últimos anos, continua sem uma resposta efectiva por parte das Autoridades competentes no que diz respeito à Causa Animal.

Existem inúmeras colónias de gatos e diversas ninhadas de cães que, juntamente com os seus progenitores, se vão multiplicando a um ritmo assustador. Estes animais vivem na rua ou em «esconderijos» e vão sobrevivendo à custa de alguma caridade de pessoas que, nas diversas freguesias, lhes vão dando de comer e de beber, além dos «assaltos» aos caixotes do lixo, em busca de algum alimento- e levantando a questão da saúde pública. E acrescente-se ainda que estes animais, ao não estarem vacinados, castrados ou acompanhados, são foco de doenças e/ou infestações para outros animais e até pessoas e constituem também fonte de risco de acidentes, nomeadamente rodoviários. Não significa isto que devam ser sacrificados/ abatidos, especialmente porque esta «solução» é eticamente reprovável: o que importaria seria que pudessem ser prevenidas situações de deterioração desses animais, promovendo a sua qualidade de vida.

Os animais que vão crescendo pelas esquinas poderiam ter uma vida distinta se pudessem ser integrados numa família, ou até mesmo se pudessem colaborar em terapias assistidas, cada vez mais utilizadas na recuperação física e/ou psicológica de crianças e adultos.
Segundo informação recolhida, existem cada vez mais estudos que estudos que comprovam que as pessoas que possuem animais de estimação têm menos gastos em despesas médicas, são menos propensas a problemas cardíacos, recuperam melhor de cirurgias, têm menos problemas de colesterol e stress, e um nível mais reduzido de problemas cardiovasculares, ajudando também ao aumento da produção de endorfina no organismo, favorecendo o alívio das dores e o bom humor.

No fundo, o objectivo desta petição passa por sensibilizar a Autarquia/ Município de Melgaço no sentido de que possa constituir-se como um elemento agregador de respostas, criando sinergias capazes de despoletar alternativas para estes animais, recorrendo, por exemplo, aos recursos locais já existentes.
Esta questão merece já alguma atenção por parte das Autoridades Locais: falamos do sofrimento de um ser vivo e falamos também de questões relacionadas com a saúde de uma população cada vez mais envelhecidas e fragilizada.

Precisamos de respostas eficazes para os «Animais de ninguém» no Concelho de Melgaço.

Esta petição foi criada em 22 julho 2014