Contra a construção de parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Príncipe Real.

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

Boa tarde.

Custa a crer mas tudo aponta para que seja verdade. Segundo informações obtidas hoje, a CML prepara-se para recuperar um projecto de construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Praça do Príncipe Real.
De acordo com o que é conhecido, trata-se de 4 caves para estacionamento, 1-2 rampas de acesso para as ruas que acedem ao Príncipe Real, um elevador até à superfície, o abate de várias árvores e a previsão de construção de toda esta estrutura a menos de 1 metro das galerias do Aqueduto das Águas Livres, colocando em sério risco o património mundial único que constitui a "Mãe d'Água que, partindo do reservatório central, estende os seus braços subterrâneos para as vertentes Norte e Sul" da Praça do Príncipe Real.

O que fica em causa com este projecto?

- Está em causa a estabilidade dos centenários edifícios da Praça, muitos dos quais são património classificado;
- Está em causa o coberto vegetal do Jardim, profundamente maltratado e descaracterizado pela inqualificável “requalificação” que a CML ali levou a cabo em 2009;
- Está em causa a sobrecarga de circulação automóvel, numa zona já de si saturada de trânsito, com todas as consequências nefastas que daí advirão;
- Está em causa a existência de um dos jardins mais emblemáticos e icónicos de Lisboa, verdadeiro ex-líbris da Cidade.

Desde ontem, a empresa GEOCONTROLE - Geotecnia e Estruturas de Fundação, SA encontra-se na Praça do Príncipe Real a fazer perfurações para perceber a que profundidade se encontra a água.

Divulgamos esta informação para que todos os cidadãos de Lisboa dela tenham conhecimento e continuaremos a acompanhar, a par e passo, o evoluir desta situação.

Esta petição foi criada em 29 maio 2014