Jamais realizar a Urban Market no dia 25 de Abril e outras datas históricas do Porto e nacionais

Para: Camara do Porto, Portugal Lovers, Porto Lazer e Urban Market

Nós, abaixo assinado, não concordamos com a realização da "Urban Market - Em Abril, Urban´s Abril" na comemoração dos 40 anos de 25 de Abril. É um evento fútil, que não promove os ideais de Abril aos olhos dos portugueses que querem festejar esta data com a dignidade subjacente e não promove junto dos estrangeiros que nos visitam a paixão por uma Revolução que é Histórica e até hoje a Revolução mais bonita do Mundo! Concordaríamos por exemplo que se realizasse teatro de rua alusivo aos ideais de Abril, concertos com musica de músicos portugueses (Pedro Burmester, Blind Zero, GNR, Clã, UHF, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Pedro Abrunhosa ) e uma feira do livro temática- da Liberdade, dos Direitos Humanos, do Republicanismo, da Democracia e da Filosofia Política. Desejamos que a CMP que jamais coincida esta frivolidade chamada Urban Market com datas históricas, profundas regionais e nacionais e marcantes até para cidade do Porto, que sempre foi uma urbe que protagonizou ao longo da História momentos de promoção de valores bons como o Cerco do Porto (de Julho de 1832 a Agosto de 1833) e a Revolta de 31 de Janeiro de 1891. É uma cidade de gente ilustre e combativos. Berço de Vímara Peres, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco, Arnaldo Gama, Ramalho Ortigão e cantores de intervenção como Sérgio Godinho,José Mário Branco e Pedro Abrunhosa.

Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto — valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta». Alberga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal.

Perante tudo atrás referido, os signatários consideram que coincidir a Urban Market com o dia 25 de Abril uma deslealdade para a Invicta. Já não basta ver gente a fugir das avenidas nos dias de 25 de ABRIL e 1º Maio com chinelos de praia e/ou passear nos centros comerciais, para, no coração do centro da cidade do Porto, fazerem nesta data única e profunda um "espectáculo" frívolo e feirantes pedincholas aos turistas estrangeiros. TENHAM VERGONHA!!!!

Esta petição foi criada em 23 abril 2014