Multa a José Sócrates por incumprimento das restrições do estado de emergência e situação pandémica

Para: Ministério Público, Ministra da Justiça, PSP

Como milhares de portugueses observaram, José Sócrates desrespeitou as normas de segurança em vigor devido à situação que se vive em Portugal relativamente à pandemia por COVID-19. Realmente, o não cumprimento das regras e normas do nosso país parece ser um tema recorrente no que toca a este indivíduo.
Exigimos então que a justiça portuguesa se prove como cega e igual para todos, autuando então o ex-primeiro-ministro pelas infracções que este cometeu:

(1) Retirar a máscara em público para tossir, 2 vezes;
(2) Partilhar viatura com membro que não pertence ao agregado familiar, sem usar máscara;
(3) Exceder o número de pessoas máximo permitido numa esplanada.

Visto que todas estas infrações foram registadas em vídeo, por diversos meios de comunicação social, e tendo em conta que um cidadão português comum seria, sem dúvida, multado nestas mesmas situações, seria uma vergonha para o nosso sistema legal se José Sócrates passa-se impune desta situação. Num país em que se pode ser multado por comer, sozinho, o almoço no carro enquanto se trabalha, é irónico que um ex-primeiro-ministro não seja sequer abordado pelas autoridades enquanto desrespeita tão flagrantemente as normas que existem para a segurança e saúde de todos.

Sabemos que José Sócrates não receberá a justiça que merece pelos seus atos ilegais, corruptos e imorais do passado, a maioria dos portugueses já se resignou a essa realidade. Mas então, pelo menos, que não consiga também escapar-se da justiça nesta situação.

Exigimos que José Sócrates seja punido por desrespeitar as normas de segurança, já que sabemos que não será punido por desrespeitar o nosso país.

Esta petição foi criada em 12 abril 2021