Disponibilização de acesso aos pontos de fibra óptica na aldeia de Pé da Serra

Para: Câmara Municipal de Nisa; União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão; ANACOM

Em tempos de desertificação do interior, um bom acesso às redes de comunicação poderá ser um incentivo a fixação de populações. A Aldeia do Pé da Serra é atravessada por um Backbone de fibra óptica a qual não tem acesso e possui um Ponto de Distribuição Óptico (PDO) instalado por parte da empresa Altice não dando a mesma empresa, acesso à população a este ponto sem motivo aparente. É sabido que a Covid-19 incrementou a oportunidade de trabalho via remoto assim como a obrigação de se ter Ensino à Distância. O não acesso a redes de fibra óptica ou 4G ilimitadas impede que estas oportunidades sejam postas em prática.

A presente petição tem por objectivo solicitar às entidades Câmara Municipal de Nisa, União de Freguesias de Espírito Santo, Nossa Srª da Graça e São Simão e ANACOM, que intercedam junto das operadoras de serviços de telecomunicações para que o acesso às infra-estruturas de “fibra-óptica” seja possível de modo a que todos os residentes possam usufruir do serviço.

Esta petição foi criada em 04 fevereiro 2021