Petição para retirada de candidatura de tauromaquia como património cultural imaterial em Pombal

Para: Presidente da Câmara Municipal de Pombal

Assunto: Petição para retirada de candidatura de tauromaquia como património cultural imaterial

Ainda que negado por muitos, é um facto cientificamente provado que o animal sente: está feliz, está triste, sofre e tem medo. Posto isto, como é possível, que barbáries retrógradas como as touradas continuem a ser praticadas no nosso país e na nossa cidade de Pombal?
O ser humano, graças à sua racionalidade, uma vez refletindo, facilmente perceberá que não há arte nenhuma em espetar touros com bandarilhas, assistir à sua tortura e sofrimento, percecionando o medo e perturbação enquanto estes perdem litros e litros de sangue. Não descuramos, certamente, do papel neste “espetáculo” de vacas e de cavalos que também sofrem, frequentemente, lesões.
O conceito de cultura verte-se na definição de “forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais.” Posto esta simples descrição retirada de um dicionário básico, os poucos e fracos argumentos apresentados em prol da continuação de touradas (neste caso de que faz parte da cultura) é anulada. Por outro lado, o falacioso argumento de “tradição” não tem qualquer peso na nossa posição antitouradas uma vez que esta prática não é, nem sequer, oriunda do nosso país. Se esta tendência conservadora e insensata fosse constantemente tida em conta, não haveria evolução.
E como se o facto de ainda se manter esta prática cruel e medieval que humilha e desrespeita o valor da vida na cidade de Pombal não fosse suficientemente grave, a Câmara decide agora, orgulhosamente, reconhecer a tauromaquia como património cultural imaterial.
É, a nosso ver, inadmissível e vergonhosa esta ação que não representa nada mais senão uma ofensa aos animais e aos movimentos antitouradas e também um enorme retrocesso civilizacional.

Como tal, exigimos que esta medida de “reconhecimento da tauromaquia como património cultural imaterial” seja imediatamente retirada. Por outro lado, nunca é demais reforçar que defendemos a abolição por completo das corridas de touros como são as que, tristemente, ainda ocorrem na praça de touros de Abiúl.

Esta petição foi criada em 12 Maio 2012
1.775 Pessoas