Petição Monte Córdova a Vila, Justiça contra politiquices

Para: Assembleia da Republica

Ex. Mo Sr. Presidente da Assembleia da Republica, Senhoras Senhores deputados

Monte Córdova é uma Freguesia do conselho de Santo Tirso com cerca de 5800 Habitantes e 3600 eleitores cumprindo o art.º 12 da lei 11/82, de 2 de Junho, cumpre ainda os requisitos no que toca a enquadramento, as Razões Históricas, razões geográficas, demográficas, sociais, culturais e económicas, e ainda variadíssimo comércio e industria, Lar da terceira Idade, Campo de Futebol, Ambulâncias, Farmácia, dependência Bancária, Várias ATM, Várias associações culturais, mais de 3500 eleitores cumprindo o artigo 12 da lei 11/82, de 2 de Junho, esta freguesia tem imensa História, são inúmeros os vestígios de ruínas pré e proto-históricas.
No Monte Padrão existem ruínas dum importante castro e nele, até finais do séc. XVI, esteve a igreja paroquial, que segundo se conclui de vários documentos medievais, foi primitivamente mosteiro anexo ao de Celanova, o Monte de Nossa Senhora da Assunção, onde se encontra localizada uma imponente basílica, cujo projecto de arquitectura é da autoria do arquitecto italiano Korrodi. No interior da basílica encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Assunção, considerada uma das melhores esculturas sacras do final do séc. XIX, da autoria do escultor João da Fonseca Lapa, o Alto de Cabanas é um miradouro natural de extraordinária beleza, a nascente do Rio Leça, a devesa de Valinhas com o seu conjunto monumental de carvalhos seculares e curiosa capela, perto da queda de Fervença no rio Leça ente outros.
Acontece que mesmo com todas as características acima descritas tais têm sido ignoradas pela autarquia Tirsense, têm sido no conselho de Santo Tirso elevadas a Vila Algumas Freguesias com características idênticas mas mais rurais que é o caso de Vilarinho e Roriz… Em 2004 aquando da campanha eleitoral para a Junta de Freguesia de Monte Córdova havia no manifesto do candidato do PS “Armindo Silva” ( presidente da junta até aí) a promessa de elevação de Monte Córdova a Vila em 2007 ( consultar panfletos de campanha) sendo este o candidato apoiado pela actual câmara, entretanto a Junta foi ganha pelo PSD e a partir daí verifica-se que esta freguesia por ter Junta PSD tem sido posta de lado pela maioria PS da Câmara Municipal em detrimento das presididas pelo PS, ou seja estão a ser ignoradas as potencialidades desta freguesia com aqui claramente a ser violada a constituição Portuguesa, ultrajando claramente o direito de escolha de um povo quye a dada altura acho que o candidato do PSD deveria ser eleito para o comando da freguesia, estado a pagar o preço da democracia….
Vimos através desta petição solicitar que sejam avaliados os requisitos e seja elevada a Vila como é de plena justiça a freguesia de Monte Córdova Santo Tirso.
Pedem deferimento

Esta petição foi criada em 19 Abril 2011