Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição DESACTUALIZADA »»» Casa da Pesca: património classificado em risco

Para: Assembleia da República



"ESTA PETIÇÃO FOI ACTUALIZADA A 18 DE SETEMBRO DE 2018" - Todos os interessados deverão assinar a nova petição em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90611








Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República


A Casa da Pesca, situada na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal em Oeiras constitui um dos conjuntos mais interessantes da arquitectura de veraneio do século XVIII. Constituída por Jardim, Casa, Cascata, e Tanque este conjunto faz parte da propriedade mais a norte da referida Quinta, actualmente pertença da Estação Agronómica Nacional.
O interesse histórico e artístico deste conjunto designado Casa da Pesca, reside no imaginário barroco da época que ainda hoje pode ser observado: a Cascata do Taveira, imponente anfiteatro desdobrado em painéis revestidos de azulejo, em tons de azul intenso e branco, com cenas mitológicas de temática marítima, testemunho raro entre nós; o Tanque fronteiro, no qual D. Maria I chegou a pescar, acompanhada do seu séquito (dando nome ao conjunto); e finalmente a Casa da Pesca, na qual eram guardados os instrumentos de pesca, e que esconde no seu interior uma seríe de estuques relevados e figurativos de temática marítima, e cuja autoria tem vindo a ser associada a Giovanni Grossi, famoso estucador da época.

Face a este espólio artístico, o conjunto integrou a classificação de Monumento Nacional que, em 1940, foi atribuído ao Palácio e Jardim a ele anexo. No entanto, setenta anos passados sobre essa classificação, a Casa da Pesca encontra-se em processo acelerado de ruína que, se não for rapidamente estancado, será irreversível. Perante este dramático estado da questão, é inaceitável que a Estação Agronómica continue a protelar as indispensáveis obras e que o IGESPAR continue sem impor o cumprimento das obrigações inerentes à salvaguarda de um Bem classificado.
Por isso os subscritores desta Petição pretendem recolher um número expressivo de assinaturas, antes de a enviar ao Secretário de Estado da Cultura. CONTAMOS COM TODOS OS CIDADÃOS QUE AMAM O NOSSO PATRIMÓNIO COLECTIVO!

Oeiras, 22 de Setembro de 2010




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1.134 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.