Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

PETIÇÃO ANULADA - Por um concurso de professores mais justo

Para: Exmo Senhor Presidente da Assembleia da República

Somos um grupo de docentes que pretende repor a justiça no concurso nacional de professores, não permitindo ultrapassagens por colegas menos graduados.
Até 2013 os docentes portugueses eram colocados com base nas listas de ordenação, ou seja primeiro os docentes do quadro (Concurso Interno) e depois os docentes contratados (Concurso externo), respeitando-se em cada situação a graduação.
No entanto, em 2013 surgiu o concurso de vinculação extraordinária no qual são abertas vagas por quadro de zona pedagógica, que apenas se encontram acessíveis a professores do concurso externo, não tendo os docentes do quadro acesso a estas vagas. Assim sendo, professores mais graduados estão a ser ultrapassados por outros muito menos graduados e vêem-se impossibilitados de melhorarem a sua situação profissional.
Este concurso de vinculação extraordinária subverte todo o princípio da justiça, pois estas vagas deveriam ser postas primeiramente à disposição no concurso interno e posteriormente os lugares deixados pelos docentes dos quadros seriam recuperados. Deste modo todos os docentes externos teriam, igualmente, acesso às vagas. Se o concurso se efetuasse nestes moldes, seria seguramente mais justo e ninguém sairia prejudicado.
Solicitamos que se siga a lista de graduação para a colocação de professores e que todas as vagas apuradas como necessidades permanentes (que permitam um lugar de quadro) sejam acessíveis a todos os professores, pois só assim poderemos ter um concurso de professores mais justo.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
556 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.