Pela Requalificação URGENTE da EN225!

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Autores da Petição :
Município de Castro Daire Rua Dr. Pio Figueiredo nº 42 3600-214 Castro Daire 232 382 214
Município de Arouca Praça do Município 4540 – 144 Arouca 256 940 220

Município de Cinfães Largo dos Paços do Concelho 4690 – 030 Cinfães 255 560 560
Município de Vila N. de Paiva Praça D. Afonso Henriques 1 3650 – 207 Vila Nova de Paiva 232 609 900
ADRIMAG Praça Brandão Vasconcelos 4540 – 101 Arouca 256 940 350

A Estrada Nacional 225 (EN 225) é uma via de ligação com grande importância local mas também Regional e Nacional. É fundamental para o desenvolvimento económico do território, nomeadamente o desenvolvimento turístico e a fixação de pessoas. Está cada vez mais com mais tráfego, acentuado, atualmente, com a procura dos Passadiços do Paiva.
No entanto, o troço que liga a Vila de Castro Daire até ao Concelho de Arouca apresenta um estado deplorável, com um elevado nível de deterioração, visível e sentido por todos os seus utilizadores.
A sua sinuosidade, o degradado estado do pavimento, as ravinas e as constantes quedas de barreiras na via de circulação, colocam em causa a segurança dos seus utilizadores. Não podemos portanto negligenciar uma intervenção URGENTE nesta via. A vida humana não tem preço!
Depois de sucessivas promessas do Estado Português de intervenção nesta via, até ao momento nada foi feito na requalificação deste troço da EN225.
A requalificação da EN225 é muito URGENTE e deverá incluir os elementos indispensáveis à circulação numa via com elevado tráfego.
De acordo com a alínea d) do Artigo 81º da Constituição da República Portuguesa, é dever do Estado Português: “Promover a coesão económica e social de todo o território nacional, orientando o desenvolvimento no sentido de um crescimento equilibrado de todos os sectores e regiões e eliminando progressivamente as diferenças económicas e sociais entre a cidade e o campo e entre o litoral e o interior;”.
Considerando a realidade da EN225 e as obrigações do Estado Português, os subscritores desta petição vêm exigir ao Governo da República, aos Senhores Deputados da Assembleia da República e a todos os que possam, de forma direta ou indireta, contribuir para a resolução desta autêntica emergência, a requalificação completa e adequada da EN225. Esta moção é subscrita por cidadãos, empresas e outras entidades públicas e privadas.

Esta petição foi criada em 22 Março 2018