Petição para Banir os Circos com Animais de Portugal

Para: Cidadãos Portugueses

Caros cidadãos,

Vimos por este meio apresentar um abaixo-assinado para banir os circos com animais do país. Para isso solicitamos o vosso apoio.

Os animais de circo encontram-se enclausurados durante a maior parte do tempo, saindo dos seus cercados e jaulas apenas para atuar. Os espaços em que são confinados não estão preparados para o tamanho e características desses animais (domésticos e selvagens). A sua vida é por isso passada em apatia e solidão.
Muitas vezes, os tratadores não estão qualificados para atender às suas necessidades, e os treinos são violentos e exaustivos a nível físico e psicológico. As técnicas utilizadas para treinar os animais incluem açoites, a aproximação forçada ao fogo, a repressão com correntes ou cordas, entre outros. A ideia comum é de que os animais agem por expectativa de receber uma recompensa, mas na realidade são obrigados a agir por intimidação ou uso de força.
Durante os espetáculos, sentem-se frequentemente agitados e nervosos devido à multidão, ao ruído e à presença dos treinadores com os seus chicotes.

A Argentina, a Austrália, a Áustria, o Brasil, o Canadá, a Finlândia, a Grécia, a Índia e a Suécia já baniram ou sancionaram a utilização de animais em circos, e em Portugal esta iniciativa também já foi tomada em Sintra, Cascais e no Funchal.
Está na hora de acompanharmos esta evolução de mentalidade e participarmos neste ato de justiça coletiva para com estes animais, condenados a vidas de stress e sofrimento.

Como disse Mahatma Gandhi, "A grandeza de uma nação pode ser medida pela forma como os seus animais são tratados".

Com a nossa solidariedade,

Sofia Martins e Carlota Houart