Petição Pela conclusão da 2ª fase da via estruturante Arouca-Feira

Para: Assembleia da República

Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

Considerando que:
Recentes decisões do Governo levaram à suspensão do processo de contrução da Concessão Vouga, deitando por terra as aspirações de todos os Arouquenses, quanto à finalização da Variante que liga o nosso Concelho ao litoral;
A execução da 2.ª fase da Variante Arouca-Feira permitirá que Arouca deixe o isolamento a que está votada e possa planear um futuro onde a população se sinta bem e onde as empresas possam vir investir, pois o que acontece actualmente é de uma injustiça sem precedentes, deixando Arouca de fora dos acessos às principais rodovias, limitando a sua expansão social e económica;
Esta obra já foi prometida por diversos governantes, incluindo o actual Primeiro-Ministro que veio, pessoalmente, a Arouca garantir a execução de uma obra, para, nas palavras do próprio: “fazer justiça para convosco e para que os portugueses saibam que não é possível no século XXI mantermos as ligações que temos a Arouca, que merece muito mais para se poder desenvolver”. José Sócrates sustentou ainda que o Concelho “não tem a mesma oportunidade que outros, porque foi deixado para trás no investimento público em termos de acessibilidades”;
O investimento na Variante Arouca-Feira é de importância vital para que, passados os tempos difíceis por que passamos, o Concelho esteja preparado para crescer, numa perspectiva de coesão social;
O investimento na Variante Arouca é uma gota no enorme oceano que é o Orçamento de Estado, que colmatará um esquecimento de quase 20 anos;
Confrontados com esta situação, um grupo de cidadãos dos mais diversos quadrantes políticos, sentiu a necessidade de criar um Movimento que sirva para concentrar a enorme indignação que todos os Arouquenses sentem com a decisão tomada e reivindicar, perante a magna casa da democracia, o cumprimento das promessas feitas, concluindo assim uma obra inacabada de apenas 9 quilómetros.
O investimento na Variante de Arouca não pode ser mais adiado pois correremos o risco de ver definhar um Concelho com um potencial invejável no distrito de Aveiro e na Área Metropolitana do Porto, constituindo património Geopark da UNESCO, constituindo este suspensão da obra um esbulho de um direito já adquirido

Os signatários deste Movimento pedem aos senhores Deputados, que junto do Governo promovam a reapreciação de decisões de suspender a construção da variante e deliberem no sentido da sua conclusão, bem como insiram verba para o arranque da obra em sede de discussão orçamental para este ano.

Esta petição foi criada em 25 fevereiro 2010