Petição Contra o Encerramento do Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe

Para: Ministério da Educação; Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe

Exma. Senhora Ministra da Educação
Exmo. Senhor Presidente do Câmara de Cabeceiras de Basto
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Arco de Baúlhe.

O Ministério da Educação no âmbito do Programa de Estabilidade e Crescimento e combate ao défice orçamental, no total secretismo e acordo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, decidiu encerrar o Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe. A partir deste momento, todas as decisões respeitantes à vida dos alunos e da comunidade a este associados ficam remetidas para Refojos de Basto.

A direcção da EB 2-3 de Arco de Baúlhe e escolas do primeiro ciclo do ensino básico associadas, com um excelente trabalho junto da comunidade, fica deste modo decapitada e por consequência sem autonomia para o exercício das suas funções.

O papel dos pais e docentes na definição do ensino de praticamente 900 alunos e no seu contributo para o desenvolvimento cultural e humano destas populações fica seriamente comprometido. É um dos mais duros golpes desde o encerramento da Ferrovia do Tâmega, também na cumplicidade dos autarcas de então.

É nossa convicção que com a formalização de um "mega-agrupamento", centralizado na Sede de Concelho, a complexa gestão e dinamização dos recursos físicos e humanos sairá em prejuízo da educação de todos os alunos. Por outro lado, a medida contribuirá ainda mais para a macrocefalização do município e a desertificação das zonas mais rurais do concelho.

Neste sentido, urge mostrar a nossa posição contra mais esta falta de respeito pelos arcoenses e demais habitantes do concelho de Cabeceiras de Basto. Exigimos a manutenção do actual Agrupamento de Escolas de Arco de Baúlhe.

Esta petição foi criada em 22 junho 2010
1 033 Pessoas