Petição Pública
Petição a favor da abertura da Base Aérea nº5 de Monte Real à aviação civil

Assinaram a petição 7.377 pessoas
Sua Excelência Exmo. Sr. Presidente da Republica Portuguesa, Professor Dr. Marcelo Rebelo De Sousa. Sua Excelência Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica Portuguesa. Sua Excelência Exmo. Sr. Primeiro-ministro de Portugal, Dr. António Luís Santos da Costa.

Vimos solicitar a V/Exas que a Base Aérea Nº5 (BA5) de Monte Real seja dotada das infraestruturas necessárias para permitir a regular utilização por parte de aviões civis e comerciais.

Os sucessivos governos têm protelado a celebração de contratos efetivos para viabilizar esta pretensão antiga e justificada da população, entidades e instituições da Região Centro de Portugal, inviabilizando uma possível complementaridade à aviação militar que, apesar de se assumir como estratégica para o país e para a NATO, oferece escassos benefícios à economia da nossa região.

Existe um universo de 2,4 milhões de habitantes e mais de 73.000 empresas que podem beneficiar diretamente deste equipamento.

A vasta História da Região Centro, onde encontramos monumentos únicos a nível mundial, merece ser divulgada, dinamizada e visitada, razão pela qual precisa de estar mais próxima do mundo global.

No centro de Portugal existe uma forte dinâmica social, cultural, religiosa, académica e empresarial que é transversal a vários setores de atividade que vão desde a agricultura, à indústria, dos serviços, ao turismo, passando pela gastronomia. Esta dinâmica consolidada e ascendente só poderá ser acompanhada por investimento público na região!

As mais de 50.000 camas disponíveis na região mostram que o setor da hotelaria, por exemplo, “agradeceria” a chegada de aviões “charter" com regularidade, sobretudo porque a BA5 em Monte Real fica tão próxima de um dos destinos mais procurados pelos estrangeiros em Portugal, Fátima, que chega a atrair seis milhões de visitantes ao ano.

A aviação civil em Monte Real pode assumir-se como uma alternativa séria ao Aeroporto de Lisboa ou mesmo do Porto, em caso de necessidade.

A atrativa Região Centro do país necessita de infraestruturas, de forma a alicerçar o crescimento sustentável a médio e longo prazo, num território em que está localizada boa parte das empresas nacionais que revelam maior vocação exportadora.
Face aos argumentos económicos e turísticos que ao longo dos anos têm sido apresentados, vimos desta forma reiterar o pedido de avançar com uma decisão que está, obviamente, mais do que legitimada: dotar a BA5 das infraestruturas necessárias para permitir a regular utilização por parte de aviões civis e comerciais.

Por uma Aerogare (terminal civil) em Monte Real....a bem da Região Centro e a bem de Portugal.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp