Petição Pública
SANTIAGO DO CACÉM - POR UMA CIDADE VERDE E COM QUALIDADE DE VIDA

Assinaram a petição 115 pessoas
SANTIAGO DO CACÉM - POR UMA CIDADE VERDE E COM QUALIDADE DE VIDA

A arborização exerce um papel de vital importância para a qualidade de vida nos centros urbanos. Muito para além da função estética que assumem, por suas múltiplas funções, a árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem, no equilíbrio da temperatura, na proteção dos lençóis freáticos, evitam o ressecamento do ar através da respiração, absorvem dióxido de carbono (um dos gases responsáveis pelo efeito de estufa) e libertam oxigénio, fornecem sombra, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente nas cidades.
A Cidade de Santiago do Cacém tem sido ultimamente fustigada, quer pela prática de podas excessivas no caso da árvores da Estrada do Fidalgo, quer pelo abate indiscriminado de árvores como no caso dos eucaliptos centenários do Rio da Figueira, as árvores da Rua José da Fonte Santa, Avenida Manuel da Fonseca, os pinheiros mansos junto ao Pavilhão de Desportos, os cedros junto ao campo de Futebol, ou a mais recente intenção de abate da árvore imediatamente a oeste do Mercado Municipal.

Face ao exposto, os cidadãos abaixo assinados, exigem à Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

1- A divulgação pública das justificações e pareceres técnicos por parte do Município para o abate de quaisquer árvores

2- Que a população seja incluída e determinante na decisão final das árvores que devem ou não ser abatidas, com reuniões prévias e preferencialmente em horário pós-laboral. Excepto nos casos em que constituam risco eminente para a segurança pública.

3- A manutenção e poda adequada das árvores existentes

4- Nos casos em tenham sido abatidas árvores, a substituição célere dos trocos deixados na terra/nos canteiros, por árvores adequadas e de semelhante porte/envergadura

5- Em qualquer nova plantação, que sejam previamente estudas as espécies mais adequadas ao local

6- A criação de uma “Carta Verde” para a Cidade

SE CONCORDA, ASSINE E DIVULGUE…

O presente será entregue á Câmara Municipal e dado conhecimento á Assembleia Municipal e comunicação social local.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop