Petição Pública
Utilização IMEDIATA do OCRELIZUMAB nos hospitais

Assinaram a petição 351 pessoas
Exmº Senhores Presidente Da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes,

Venho apresentar a seguinte petição: Disponibilidade e utilização com a maior brevidade possível, do medicamento inovador da Roche com o nome de Ocrelizumab.

Este é o primeiro medicamento para tratar os doentes com Esclerose Múltipla do tipo Primária Progressiva. Até hoje, esta é uma das mais difíceis de aceitar e viver com alguma qualidade de vida, Mas agora existe e foi aprovada, como é que é possível que ainda nenhum doente a use?

Trata-se de uma doença neurológica crónica, que afecta o sistema nervoso central. Na esclerose múltipla a mielina é destruída, impedindo uma adequada comunicação entre o cérebro e o corpo. Por outro lado, o processo inflamatório que ocorre nesta doença lesiona as próprias células nervosas, causando perda permanente de diversas funções.

Embora não seja uma doença fatal, é muito incapacitante, afectando de modo significativo todos os aspectos da vida dos pacientes. No caso da esclerose múltipla primária progressiva, leva a que a maior parte dos portadores, tenham que deixar a sua actividade profissional.

Esta afecta principalmente a locomoção, levando a ter que usar a ajuda de uma canadiana ou bengala. Nos piores dos casos, passam a depender de uma cadeira de rodas. Uma vez que, em Portugal estima-se que existam mais de 8000 pessoas com Esclerose Múltipla. A maioria dos casos é diagnosticada entre os 20 e os 50 anos, embora possa afectar pessoas muito mais jovens. .

Em meu nome e de muitos outros portadores desta patologia, familiares e seus cuidadores. Peço que com a maior brevidade possível, a utilização do medicamento Ocrelizumab seja distribuído por todos os hospitais do País.

Dizem que está em análise de custos por parte dos hospitais há quase um ano e nós, os doentes é que ficamos indefinidamente em lista de espera para usar um medicamento que já foi aprovado e que nos proporciona uma melhor qualidade de vida...ATÉ QUANDO???COMO SERIA SE ESTIVESSEM NO NOSSO LUGAR?

Deste modo, abaixo assinámos convictos que o Exmº Senhor Presidente da República assim como o Ministro da Saúde, darão a vossa especial atenção a este pedido.

E que por desta vez, não fiquemos na cauda da Europa, mas sim no cimo como um bom exemplo! Subscrevemos-nos atenciosamente com os melhores cumprimentos.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp