Petição Pública
Pela classificação patrimonial do Parque Residencial da Boavista - Porto

Assinaram a petição 1.976 pessoas
O Parque Residencial da Boavista (Porto) constitui um testemunho ímpar de arquitectura e urbanismo moderna em Portugal. Idealizado por Agostinho Ricca no início da década de 1960, com João Serôdio e Magalhães Carneiro, o centro cívico, ali construído à imagem de experiências europeias congéneres, organiza-se em torno de um amplo espaço central ajardinado e agrega programa habitacional e diferentes serviços complementares - igreja, cinema estúdio Foco, hotel, clube residencial, galerias comerciais e escritórios - sempre numa linguagem unitária, criteriosamente distribuídos e articulados pelo desenho do espaço público.

O valor deste conjunto vem sendo reconhecido por todos, no plano nacional e até internacional, como comprova a sua inclusão como' área com interesse urbanístico e arquitectónico' na Carta de Património que integra o Plano Director Municipal da cidade do Porto.
Porque acreditamos no poder local ao serviço da comunidade, apelamos à coordenação de esforços no sentido da preservação e promoção responsável do legado moderno.
Assim, relativamente ao Parque Residencial da Boavista, entendemos requerer a sua justa e urgente classificação como Património de Interesse Municipal.
Pela excepção que o conjunto constitui nos planos urbanístico e arquitectónico da cidade devidamente preservado e sem prejuízo de eventuais actualizações, ele será sempre um atrativo para o bom e consciente investimento futuro e para a valorização da cidade do Porto.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp