Petição Pública
Circo sim, animais não! Braga quer circo sem animais!

Assinaram a petição 1 401 pessoas
Braga quer circo sem animais! Não podemos utilizar, quem não escolheu fazer parte do espetáculo!

Portugal já tem lei que proíbe o uso de animais selvagens no circo, no entanto, a lei tem um período cedido aos profissionais do circo para se adaptarem às mudanças ( lei 20/2019).

Braga, após o circo de Natal sem animais ter sido um sucesso, acabou por retroceder na normal evolução histórica ao permitir que nos dias 24 de abril a 5 de maio o circo com animais volte à cidade.

O CIRCO COM ANIMAIS É UMA VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE DESTES, NÃO PODEMOS CONTINUAR A SER CEGOS A ESTA REALIDADE. OS ANIMAIS NÃO EXISTEM PARA NOS SERVIR, OU NOS DIVERTIR.

DEFENDEMOS QUE OS PERÍODOS DE TRANSIÇÃO DA LEI SEJAM PARA ESTA SER APLICADA PELAS AUTARQUIAS E NÃO PERMITIR QUE QUEM SE OPÕEM A ESTA, TENHA A OPORTUNIDADE DE PROVOCAR MAIS SEIS ANOS DE SOFRIMENTO NOS ANIMAIS.

Sabem qual a realidade de um animal usado para fins de entretenimento?

Vivem presos numa jaula, muitos, nunca conheceram o seu habitat natural.

Os espaços onde vivem, não estão preparados para as suas necessidades básicas traduzidas numa vida sem dignidade.

Os treinos são agressivos, porque falamos de animais selvagens que não têm aptidão ou vontade para atuar. São obrigados.

As técnicas, para aprimorar as suas atuações são: açoites, proximidade com o fogo, que é usado de forma calculada para o animal agir como é desejado.

Não agem em muitos casos por recompensa, mas por uso da força, os castigos.

O público são motivo de stress, tal como os bastidores.

Muitos animais são oriundos de redes de tráfico e outros, mesmo com a lei que manda castrar, reproduzem-se e as crias nascem nos próprios circos.

Nós queremos o circo, queremos a arte que os seus artistas dominam, somos a favor que estes estejam presentes e tenham espectáculos em salas nobres da cidade, mas, somos contra quem não escolheu esta vida e é obrigado a participar dela. Exigimos mais para a nossa cidade, todos somos responsáveis por construir uma cidade mais sustentável, que dignifique os que cá vivem e os que por cá passam, não nos identificamos com o abuso de animais, para nenhum fim.

Temos que educar os mais jovens a respeitar o mundo que os rodeia, mas ao prolongar atividades dos séculos passados continuamos a cometer os mesmos erros.

Assinem e partilhem a petição, só com Todos podemos criar uma sociedade mais justa e igualitária, e isso significa não permitir nem mais um dia de abuso sobre os animais.

Para mais informações:
Ver Mais...