Petição Pública
pelos Direitos Humanos nos Bairros Ilegais, e ajudas às Associações locais

Assinaram a petição 697 pessoas
'o tamanho dos teus sonhos, deve sempre exceder a tua corrente capacidade de os atingir.'
(Ellen Johnson Sirleaf, vencedora prémio Nobel da Paz e actual presidente da Libéria)

....a Fábrica dos Sonhos perdeu os seus apoios financeiros das instituições públicas locais, pelo motivo de se inserir num bairro 'ilegal' e ajudar crianças que vivem em condições desumanas nesse bairro (bairro "2º Torrão", na Trafaria).

Não queremos com isto criticar, insultar, ou apontar dedos, porque o problema não é local mas sim institucional... porque permitimos que as condições económicas/sociais se coloquem acima dos interesses e direitos humanos de qualquer criança, em condições abaixo do mínimo necessário para o seu correcto desenvolvimento.

Queremos apenas juntar as vozes, e respectivas assinaturas, de quem acredita que este tipo de situações devem ser alteradas, e dar espaço a que mais associações possam continuar a desenvolver o seu trabalho humanitário junto de quem realmente precisa, e com o devido apoio do estado público.

Queremos pedir a ajuda de todos. Acreditamos que tal "shift" na mudança como pensamos pode começar numa simples pessoa ou comunidade, por mais pobre que ela esteja financeiramente mas que enquanto tiver voz, vai gritar por aqueles que já não a têm.

Nenhuma criança deveria ter de pagar para brincar.
Brincar deveria ser um direito à sua existência e não deveria estar sujeita aos limites geográficos, nem às condições onde vive.

Não nos cabe a nós mudar o rumo da vida deles, mas trazer até eles o mundo e os estímulos necessários para que sejam eles os agentes desta mudança. Mudamos o futuro, através do presente, através da semente nas crianças...

Concretamente, o objectivo da presente petição é chamar a atenção para o facto de haverem pessoas a passar fome e frio, sem luz, e que não têm apoio de qualquer instituição pelo facto de ser um bairro ilegal. O que a Associação Cova do Mar pretende é quebrar o tabu sobre a questão da ilegalidade e abrir espaço para que todas as associações que estejam nestas condições, possam receber os apoios necessários para fazerem as suas missões. Tal como a Associação Cova do Mar, que precisa de ajuda e de ter apoios financeiros para continuar actuar no terreno junto das crianças e dos idosos.
Assim, precisamos de todos para que a Câmara Municipal de Almada e o Governo Português vejam que este é assunto prioritário e ofereçam o seu apoio institucional a esta causa, que não deve ser só daquelas pessoas mas de todos nós.
Ver Mais...
Facebook WhatsApp