Petição Pública
Petição em favor das florestas e da restituição das casas abandonadas aos guardas florestais!

Assinaram a petição 9 056 pessoas
Este ano a quantidade de incêndios devastadores atingiu proporções inexplicáveis. Desde o Continente às Ilhas, assistimos a cenários verdadeiramente assustadores. Esta não é uma realidade com a qual nos devemos conformar, muito pelo contrário, deve ser feita uma análise séria ao que acontece atualmente.

Os valores monetários de combate são astronómicos e é urgente investir na prevenção e voltar a contar com o apoio dos guardas florestais.

Atualmente estima-se que existam apenas 317 guardas (SEPNA) integrados na defesa da floresta. A este facto junta-se que desde 2006, cerca de 1100 casas de guardas florestais existentes nas matas nacionais e áreas protegidas se encontram abandonadas.

Destas, foram recuperadas cerca de 30 e são utilizadas com intuito turístico (Regiões TV, 2014). O posto de Guarda-florestal está em risco devido à “necessidade de cortes nas despesas”, que em vez de se recomporem e dar funcionalidade aos serviços florestais públicos, têm sofrido nas últimas décadas vários
cortes injustificados.

Segundo o Ministério da Administração Interna (MAI) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, nos últimos 6 anos para a defesa e combate de incêndios, foram disponibilizados cerca de 99 milhões de euros anualmente, onde 80% foram investidos no combate e apenas 20% em prevenção (Expresso, 2016).

Ao olhar para estes números facilmente se percebe que a situação se deva inverter para que não voltemos a assistir a cenários terríveis, como ver as nossas florestas a arder.

É fundamental apoiar os guardas florestais e recuperar as suas casas.

É fundamental cuidar das gerações futuras, incentivar a educação ambiental, incutir a sobrevivência do património natural e acima de tudo dar o exemplo!

A Quercus e os peticionários pedem ao Governo e à Assembleia da República que reabilitem e ponham ao serviço da floresta as casas dos guardas florestais.

Ver Mais...
Facebook WhatsApp
Email  

versão desktop