Petição Em defesa dos cães de Cachão.Contra o extermínio como solução.

Para: Exmo. Senhor Presidente da República, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo. Senhor Primeiro Ministro, Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Mirandela, Exmo. Senhor Director da Direcção Geral de Veterinária, Exmo. Senhor Presidente da Ordem Médicos Veterinários.

Após ter tomado conhecimento de uma matança com dia e hora anunciada, junto ao aterro sanitário da Terra Quente, na zona do Cachão a 5 e 19 de Dezembro de 2011, para capturar uma matilha de cães ditos “selvagens” manifesto o meu total repúdio perante este acto imoral e repugnante.
Só o desprezo e o desconhecimento no que respeita aos direitos dos animais podem justificar o abate de animais como forma de controlo da população de animais errantes.
É inadmissível que em pleno século XXI num país da União Europeia se assista a uma matança anunciada, com direito a abate a tiro e à intervenção da Associação de Caça de Frechas como se de um circo romano se tratasse. A época da caça às bruxas há muito que foi banida e o passado já nos mostrou que o extermínio é um crime contra a humanidade. Portugal não é um país do terceiro mundo e isto é uma barbárie!
Neste país, e ao contrário, da esmagadora maioria dos países da União Europeia, o controlo da população de animais errantes e zoonoses é efectuado mediante abate sistemático nos canis municipais pago com os nossos impostos e que já provou não só ser completamente ineficaz, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, como também contraria o Decreto nº13/1993, Convenção Europeia para a Protecção dos Animais de Companhia e a Resolução da Assembleia da República nº 69/2011.
O laxismo das autoridades competentes, o abandono e negligência dos animais domésticos, a inexistência de uma política de esterilização por parte dos canis municipais e os preços exorbitantes praticados na maioria das clínicas veterinárias levou a esta situação.Punidos devem ser todos aqueles que pactuaram com este crime!
Estes animais devem ser recolhidos, para tal existem métodos que há muito provaram ser eficazes, a recolha com dardos, por exemplo. A realização de programas RED (recolha, esterilização e devolução) destes animais é a atitude a seguir e não o abate!

Esta petição foi criada em 29 novembro 2011
3 033 Pessoas